sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Começa a época!

Depois de tanto tempo de paragem e de ter deixado os comentários acerca do Mundial 2010 de parte, volto a escrever no blog. Amanhã vai começar a época futebolística em Portugal. Já começou mas não oficialmente. Nada melhor do que um velho clássico, um Benfica-FC Porto para matar saudades de jogos oficiais entre equipas portuguesas. Ainda para mais, os dois intervenientes ainda nem participaram em competições europeias, ou seja, os adeptos ainda não viram as respectivas equipas actuarem oficialmente.

Quem parte como favorito é o Benfica. Por muito que tenha Roberto na baliza, o Benfica vem de uma época difícil de igualar, época com muitos golos e defesa pouco batida, com exibições de altíssimo nível ao qual se juntou um Porto irregular. Para mais, mesmo neste início de época, o Benfica parece estar melhor, mais rodado e com os jogadores em melhor forma. E se no Benfica há preocupações com Roberto (que parece finalmente andar a acertar), nos dragões há uma preocupação ainda maior: a dupla de centrais, constituída por um Rolando que vai sentir a falta de Bruno Alves e por um Maicon que ainda não "engrenou". Sereno parece ainda estar verde para caminhar com convicção até à titularidade; para mais, Fucile ainda não está na melhor forma e Álvaro parece ser o único na sua condição normal.

Por outro lado, o Benfica pôs um travão na sua euforia inicial com a derrota frente ao Tottenham. Depois de uma pré-época goleadora e em que apenas foi derrotado uma vez, o Benfica defrontou os ingleses em maré de euforia. Mas perdeu por 1-0, no seu próprio estádio, servindo este resultado para voltar a pôr os pés na terra. No entanto, há que lembrar uma coisa: toda a gente falava que este ano o Benfica não teria tanta facilidade em ganhar devido ao facto de manter o mesmo sistema táctico e já toda a gente o conhecer; pois, mas Jorge Jesus arranjou maneira de "fintar" esse obstáculo, criando um 4x3x3 alternativo que deve manter-se na Supertaça. Jara é fundamental neste esquema, pois cai bem em diagonais mas também sabe fixar-se na ala, trocando de espaço com Saviola e confundindo marcações. Cardozo, no centro, parece melhor que nunca (cinco golos em cinco jogos), coisa que Falcão não parece de todo.

Aimar e Carlos Martins ficarão responsáveis pelo jogo criativo, enquanto que a "âncora" Airton promete problemas a Moutinho e quem jogar ao seu lado. Fernando também promete. Com sistemas de jogo iguais mas diferentes nos pormenores, Villas-Boas aposta num trinco "não-trinco", com Fernando a funcionar quase como nº8, sem haver nº6 atrás de si.

Amanhã veremos quem vence. É o primeiro troféu oficial da época. Os clássicos voltam; só espero que sem confusões, pois o espectáculo só perde com isso.

Sem comentários:

Enviar um comentário