domingo, 8 de agosto de 2010

Observando o Brasil: Egídio


Há poucos dias, decorreu a segunda mão da final da Copa Brasil, disputada entre o Santos e o Vitória (vitória do Santos por 2º0 na Vila Belmiro, devolvida com um 2-1 pelo Vitória, mas insuficiente para tirar o título a Robinho e companhia).

Não foi um grande jogo e do Santos esperava-se bem mais, sendo que o Vitória acabou por se superiorizar. De entre os jogadores da casa, houve dois que me chamaram a atenção mas um em particular: Egídio, lateral-esquerdo da formação vitoriana. 24 anos, contratado em Janeiro ao Figueirense, Egídio tem-se mostrado neste Brasileirão como um dos melhores laterais-esquerdos do campeonato. Depois de o ver actuar, pesquisei um pouco mais sobre ele e fiquei a saber que na 9ªjornada foi eleito o melhor jogador na sua posição. Começou no Flamengo onde fez boas exibições mas acabou por se estabelecer no Figueirense, onde foi uma das figuras na Série B 2009. Saltou para o Vitória da Bahia e penso que pode ir para um grande do futebol brasileiro rapidamente.

Tem um excelente timming de desarme, boa capacidade de passe (a nível de passe curto não falhou um), e ainda uma grande capacidade ofensiva, aparecendo várias vezes no meio-campo adversário e fazendo boas diagonais, procurando por vezes o espaço interior (apesar disto, é um jogador que se sabe posicionar muito bem defensivamente). De facto, a única coisa que me pareceu faltar-lhe, é capacidade de cruzamento. Quer para o chão, quer para o ar, Egídio tem dificuldades em cruzar para a direcção pretendida e isso viu-se bem contra o Santos. Se melhorar, tem tudo para ser um lateral de top no futebol brasileiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário