segunda-feira, 30 de agosto de 2010

A primeira convocatória


Ontem à noite saiu a primeira convocatória de Portugal para a qualificação para o EURO 2012, onde nesta dupla jornada, a selecção das quinas vai receber Chipre e visitar Noruega. Feita, pelo menos supostamente feita, por Agostinho Oliveira, destacam-se as estreias de Sílvio e Nuno André Coelho e os regressos de Moutinho, Manuel Fernandes e Varela (que agora deve sair por fadiga física) e a ausência de Quaresma, colocado no banco de reservas da selecção (e, por ironia do destino, com oportunidade de se estrear devido ao azar alheio).

Ronaldo está lesionado e não vai poder dar o seu contributo; Varela não deverá poder dar pelas razões que acima referi. Ora, apenas com Danny e Nani no plantel, Agostinho Oliveira vê-se obrigado a chamar Ricardo Quaresma que tem tido um grande início de época na Turquia e marca golo atrás de golo. Poderão os mais cépticos dizer que é por jogar na Turquia (campeonato menos competitivo) que Quaresma está a fazer o que faz, mas a verdade é que o português está a mostrar-se ao seu melhor nível, perante uma massa adepta que o idolatra. Ora, todos sabem que a questão psicológica conta e não deverá haver melhor altura para o relançar na selecção de todos nós.

De resto, penso que falta um segundo médio-defensivo, que não existe devido à lesão de Pedro Mendes. Apenas Veloso é trinco de origem, sendo que Meireles também pode fazer essa posição (mas prejudica a selecção).

No entanto, acho que a chamada de André Santos não era, de todo, descabida. Carlos Martins também deveria ser chamado, pois está em boa forma e pode fazer o papel de Deco melhor que Moutinho. Chamaria Rúben mas não se encontrando nas melhores condições físicas não adianta, pois quando lá chegar deve ser, na minha opinião, o substituo natural de Deco (não confundam Moutinho com um "10", não é a mesma coisa). Paulo Machado já merecia ser chamado e tavez a baixa de forma de Raúl Meireles pudesse ser compensada pelo jogador do Toulouse (que anda a jogar muito bem no campeonato francês).

Quanto à defesa e à baliza, não mexeria. Faltam Bosingwa, Pepe e Pedro Mendes, lesionados, e mais nada. A renúncia de Paulo Ferreira acaba por não afectar muito a nossa selecção que acaba de descobrir Sílvio para fazer ambos os corredores.

Sem comentários:

Enviar um comentário