sábado, 7 de agosto de 2010

Supertaça alemã


Também a Supertaça alemã se jogou hoje. E também neste país foram os dois mais fortes candidatos ao título a disputarem o troféu, que regressou depois de mais de dez anos de ausência. Schalke 04 e Bayern de Munique abriram a época oficial na Alemanha e com um jogo disputado.

Os bávaros partiram muito desfalcados, sendo que Van Gaal se viu privado de figuras como Van Buyten, Ribery, Robben ou Van Bommel e ainda do guardião Butt. Mesmo assim, o Bayern confirmou o que já se esperava: o seu maior reforço para esta época foi a ausência de reforços e a manutenção de todos os seus jogadores. Houve retorno de alguns emprestados (Kroos, Sosa ou Pranjic) que vêm acrescentar valor a este plantel que promete mais uma temporada em grande. Olic alinhou como ala-direito, Muller ao lado de Klose e Altintop na esquerda, deslocando-se Pranjic para o lado de Scweinsteiger (a par de Olic, e apesar de só ter jogado 60 minutos, foi o melhor do Bayern). o Bayern entrou fiel ao seu estilo de jogo, pressão alta, tranquilidade aquando da posse de bola no seu meio-campo mas "a meter a sexta mudança" quando entrava no meio-campo adversário. Aí, trocava a bola perante os apáticos jogadores do Schalke 04, que na primeira parte pareceram conceder o domínio do jogo ao seu adversário, esperando um erro defensivo e explorando o contra-atauqe através de Farfán, Edu e Rakitic.

No entanto, o Schalke não criou perigo durante toda a primeira parte e não fosse a lentidão de Muller em duas ocasiões e o Bayern podia ter ido em vantagem para o intervalo. Não foi e na segunda parte viu um adversário bem mais pressionante e animado, talvez com "as orelhas a arder" depois do que Felix Magath deve ter dito aos seus pupilos no decorrer da pausa. Escudero entrou para dar maior segurança defensiva e Moritz ocupou o lugar de Kruge no meio-campo. O Schalke apareceu então no jogo, mais perigoso e, sobretudo, a jogar bem. Farfán parecia outro, Rakitic também e Edu funcionava como um "rato" ao lado de Raúl. O jogo manteve-se equilibrado até cerca dos 60 minutos, altura em que a equipa de Gelsenkirchen ganhou ligeiro ascendente no jogo. Mas o futebol é imprevisível e quando o Schalke mais atacava, surgiu um contra-ataque rápido, um excelente passe (a lembrar Xavi) de Pranjic depois de uma recuperação de bola de Tymoschuk, isolou Klose que à saída de Neuer tocou para Muller encostar. Estava inaugurado o marcador e depois o Bayern aproveitou-se do Schalke procurar desesperadamente o empate para decidir o jogo. Escudero atrapalhou-se com a bola, Klose roubou-a e deu a Olic que ultrapassou em velocidade Escudero (toda a culpa neste golo) e devolveu a Klose, que encostou para a baliza. 2-0 e resultado feito.

O Bayern apresentou-se no tradicional 4x2x2x2, com Altintop a fazer de Ribery (jogadores que apesar de jogarem na ala-esquerda, procuram espaços mais interiores) e Olic de Robben. O Schalke 04 apresentou-se em 4x1x3x2, com os reforços Metzelder e Raúl como principais atracções. Bayern foi vencedor justo. Daqui a duas semanas começa o campeonato!

Sem comentários:

Enviar um comentário