sábado, 7 de agosto de 2010

Observando o Brasil: Giuliano



Os mais atentos adeptos do futebol jovem já o devem conhecer. No entanto, em Portugal quase ninguém o conhece. Falo de Giuliano (20 anos), que capitaneou a selecção brasileira no Mundial Sub-20 do ano passado (no qual se destacou, por exemplo, Alan Kardec) e que, jogando como nº10 (o chamado "meia" no futebol brasileiro), espalhou toda a sua magia nos relvados egípcios.

Giuliano joga agora no Internacional e vi-o pela primeira vez no seu clube no último jogo da equipa de Porto Alegre, frente ao São Paulo (a contar para a 2ªmão da meia-final da Libertadores). O brasileiro entrou na segunda parte e apesar de ter jogado apenas meia-hora (o que já é bem bom, visto ter a concorrência de D'Alessandro e Tinga), Giuliano mostrou as suas principais características: para além de ter técnica, é óptimo a segurar e proteger a bola, procurando lançar a bola para o colega de equipa mais próximo. Aí, também é muito forte pois se tiver uma linha de passe curta, raramente falha o passe, sendo também bom na finalização (marcou o golo que apurou o Internacional para a meia-final da Libertadores e ainda o golo que deu a vitória da 1ªmão frente ao São Paulo).

Um jogador que vai ganhando o seu espaço no Internacional, apesar da forte concorrência e que tendo em conta a sua juventude, é considerável. Não me admiro se dentro de um ou dois anos este jogador estiver na Europa. Porque para além da técnica (coisa que muitos jogadores no Brasil têm), é um jogador inteligente (o que já é mais difícil de encontrar) e tem mais maturidade do que a idade possa aparentar. Veremos a sua evolução.

Sem comentários:

Enviar um comentário