segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Observando o Brasil: Mariano e Conca


Ontem vi o 'derby' carioca entre Vasco da Gama e Fluminense, na despedida do Maracanã, que vai fechar para obras de restauração tendo em vista o Mundial 2014. Melhor do que o líder Fluminense (e rival desde sempre) não havia para a despedida e o jogo acabou empatado a duas bolas. Grande jogo. Aos 7', o Flu abriu o marcador através de Gum (depois de uma primeira defesa de Fernando, ex-guarda-redes da União de Leiria), Éder Luís (jogador emprestado pelo Benfica) empatou depois de uma grande assistência de Carlos Alberto (ex-FC Porto). Na segunda parte , mais dois golos para cada lado. Um para o Vasco em mais uma assistência de Carlos Alberto e outro para o Flu (Júlio César marcou); mais tarde, Deco estreou-se pelo Fluminense.

No líder, dois jogadores chamaram-me a atenção: Mariano e Darío Conca. Falo agora do primeiro. É lateral-direito e joga num sistema de 3x5x2 que lhe dá mais liberdade para atacar. No entanto, não vi (por enquanto, claro) nenhum ponto fraco nele. Defende e ataca com a mesma (elevada) eficácia, é muito rápido, cruza bem, aparece bem nos espaços vazios no ataque, sabe ler as jogadas e antecipar-se ao adversário (quer no ataque, quer na defesa) e pareceu-me ser bastante inteligente. Tem técnica considerável tendo em conta a sua posição e conta apenas com 24 anos (feitos em Junho). Chegou ao Fluminense no início de 2009, vindo do Atlético de Minas-Gerais e já fez 87 partidas, marcando seis golos. Vejo nele uma espécie de "Bosingwa brasileiro". E portanto, acho que está na altura do jogador dar o salto.

Quanto a Conca, o argentino de 27 anos é um jogar de grande qualidade, um "10" que também sabe jogar mais atrás, muito trabalhador e inteligente, faz mexer toda a equipa do Flu. Tem bastante técnica e não tem medo de encarar o marcador directo. Não sendo um jogador muito veloz, executa rapidamente, o que na sua posição é fundamental. O seu físico não o ajuda, no entanto, a ganhar mais bolas, pois tem 1,67m e pesa 58kg (muito leve). Agora vai ter concorrência de Deco, muito forte portanto e a opção mais provável é a de recuar Conca para a posição de volante (jogando ao lado de Diogo e sentando Diguinho no banco), colocando Deco na posição de "10". Mas pelo que Conca mostrou ontem, não pode sair da equipa.

Sem comentários:

Enviar um comentário