segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Olhar sobre a 2ªvolta



Começando esta análise por baixo, penso que as equipas que vão continuar em dificuldades são cinco: Belenenses, V.Setúbal, Olhanense, Leixões e Naval. Quanto ao Paços de Ferreira acho que tem jogadores muito experientes e vai acabar por continuar entre os grandes. A Académica joga outro futebol, muito superior aos seis clubes que estão entre si.
Analisando esta luta pela manutenção, as duas equipas que para mim têm pior plantel, são Leixões e Naval. Mas não me parece que qualquer um destes vá descer. José Mota e Augusto Inácio são treinadores muito e experientes e matreiros, habituados a fazer "omeletas sem ovos" e, sobretudo a Naval, estas equipas têm um ou outro jogador (como Zé Manel ou Carlitos) capazes de impor respeito no balneário e manter o grupo coeso, condição fundamental para a formação de uma boa equipa. José Mota treina há muitos anos em Portugal e já provou o que consegue fazer com pequenas equipas (Paços na Taça UEFA).

Quanto às outras três, penso que o Vitória de Setúbal fará uma 2ªvolta em crescendo, tal como tem acontecido nos últimos jogos desde que Manuel Fernandes chegou. Para mais, chegaram alguns reforços dos sadinos (Ricardo Silva, Ney, Neca e Henrique) que acrescentarão qualidade e experiência à equipa e que, tal como o treinador disse, lhe permitirão dinamizar e pôr a jogar o Vitória da maneira que ele mais gosta. Em relação ao Olhanense e Belenenses, a situação é diferente. Os algarvios têm um treinador jovem e jogadores igualmente jovens, contando com vários emprestados do FC Porto. Além disso, perdeu Miguel Garcia para o Minho e ainda no último fim-de-semana empatou em casa com o Paços. Por fim, o Belenenses. Tem bons jogadores (Devic, Diakité, Zé Pedro, Lima) e, com a troca de treinador, talvez arrebite. Nesta luta, faz-me confusão ver alguns jogadores (Zé Pedro, Ukra, Diego Ângelo) mas são eles que têm de pegar no barco e tentar subir a sua equipa.

LUTA PELA EUROPA

Nesta luta, vêem-se envolvidos Sporting, Nacional, Vitória, Marítimo, U.Leiria e Rio Ave. O Sporting deve assegurar o quarto lugar com os novos reforços e com a consolidação da equipa por parte de Carvalhal. Tem subido de forma, leva cinco vitórias seguidas e está a fazer melhores exibições semana após semana.
Quanto aos outros clubes envolvidos, penso que a saída de Ruben Micael do Nacional pode ser um grave transtorno na equipa e vai, provavelmente, prejudicar a equipa madeirense; o Vitória é um clube que luta sempre por lugares europeus e tem um bom plantel e um treinador jovem e com métodos que melhoraram claramente a equipa; as outras três equipas partem numa segunda linha e União de Leiria e Rio Ave têm sido surpresas agradáveis neste campeonato. O Marítimo já leva quatro derrotas consecutivas mas o plantel, experiente, saberá com certeza dar a resposta adequada.

O TÍTULO

Aqui, pouco há mais para dizer. Já referi imensas vezes que o Braga é a maior surpresa do campeonato, contratou gente muito boa (Luís Aguiar, Rafael Bastos e Renteria... ainda Miguel Garcia e Tiago Pinto) e pode conseguir uma gracinha se mantiver o nível de eficácia que tem apresentado. Quanto ao Benfica, é a máquina que tod a agente sabe e o FCP já está a seis pontos dos líderes. Veremos se com Ruben Micael os dragões crescem e começam a jogar melhor. Veremos...

Sem comentários:

Enviar um comentário