sábado, 9 de janeiro de 2010

Moutinho, o homem dos 150 jogos


Hoje, João Moutinho completa 150 jogos ao serviço do Sporting no campeonato português. 12935 minutos. Média de 86,233 minutos/jogo. É capitão. E por todos estes dados, Moutinho já entrou na história do Sporting. De há cinco épocas para cá, quando se estreou pela mão de José Peseiro (04/05 frente ao Gil Vicente), que o médio leonino tem vindo a cimentar uma posição dentro do balneário e dentro da equipa, jogando com grande regularidade e nível. A chegada à selecção acabou por ser natural e o jogador deve estar entre os convocados do prof.Carlos Queiroz para o Mundial 2010.

Moutinho foi mais um produto das escolas do Sporting. Brilhou nos juniores e em 04/05 viu o seu nome constar na equipa frente ao Gil Vicente. A partir daí, foi alternando entre o banco e a titularidade durante 15 jogos. No entanto, Moutinho partiu para a temporada seguinte com o estatuto de jogador em crescimento e no qual os dirigentes dos leões depositavam grandes esperanças. Rapidamente passou de esperança a certeza. Com a substituição de Peseiro por Paulo Bento, nada mudou e o nº28 continuou a ser titular, sendo cada vez mais indiscutível.

As épocas foram passando e Moutinho foi amadurecendo. Mas este jogador, que parece ter 30, tem apenas 23 anos. Um jovem que nasceu muito jovem para o futebol. Moutinho é titular indiscutível, o capitão, presença assídua na selecção nacional e, sobretudo, um bom jogador. Mas não é um jogador de top. É a minha opinião. Não é vistoso, mas é útil; tem força; é regular. Rende mais ao centro, pode ser que com a chegada de Izmailov ao onze e a sua deslocação para o centro, possamos ver de novo em acção o melhor Moutinho. Vamos ver. Por agora, 150 jogos não é para toda a gente...

Sem comentários:

Enviar um comentário