sábado, 23 de janeiro de 2010

1/8 Taça

30 penalty's, 30. Foi este o número de pontapés da marca de grande penalidades necessário para decidir o Belenenses-FC Porto para os oitavos-de-final da Taça de Portugal. Beto e Farías foram heróis, na noite em que o brilho de Lima foi ofuscado pela derrota da equipa da casa. Mas mais que tudo, o que conta no fim é a equipa que passa. O Futebol Clube do Porto.

Em Belém, foi uma equipa atrevida que enfrentou o tetra-campeão nacional, talvez moralizada pelos últimos empates do Dragão. E a verdade é que o tal atrevimento deu frutos cedo, logo aos 13 minutos. Lima aplicou um belíssimo chapéu a Beto, que, no entanto, parece ter sido mal batido no lance. Apesar deste golo, os portistas, com maior experiência, souberam reagir e, na jogada seguinte, empatar o jogo com boa finalização de Falcão. O jogo estava aberto e passado poucos minutos podia ter havido reviravolta no marcador, mas Varela falhou de forma incrível o segundo dos visitantes.

O intervalo chegou, os minutos foram passando e o jogo adormecendo. Aos 80', numa jogada em que Lima mostrou toda a sua capacidade de controlo de bola (desde o meio-campo até à entrada área com a bola quase colada ao pé), o brasileiro bisou na partida e fez o 2-1. Mas novamente o Porto respondeu rápido e empatou no minuto seguinte com golo de Rodríguez.

Veio o prolongamento, Rodriguez foi expulso nos primeiros minutos da primeira parte, mas o resultado não se alterou. Chegaram os penalty's e Romário, bastante nervoso, falhou o penalty que permitiu a Farías, no pontapé seguinte, fechar o jogo em favor dos azuis-e-brancos. Desta maneira, os dragões seguem para a fase seguinte da Taça, enquanto que o Belenenses caiu de maneira inglória.

Quanto aos restantes jogos, o Sporting eliminou o Mafra, garantindo a sexta vitória consecutiva. Em relação às outras partidas, o Pinhalnovense conseguiu qualificação inédita para os quartos da Taça, juntando-se a Paços (2-1 ao Nacional na Madeira), Sporting de Braga (3-1 em Freamunde), Naval (1-0 em Lordelo) e Rio Ave (eliminou o Guimarães nos penalty's). Chaves e Beira-Mar vão discutir amanhã a última vaga na corrida ao título.

Sem comentários:

Enviar um comentário