terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Análise à 1ªvolta I


Hoje começo a escrever os comentários acerca da primeira volta da Liga Sagres 2009/2010, que ontem terminou. E em ano de fraco Sporting, temos um intruso entre Benfica e Porto. É o líder Sporting de Braga, grande surpresa do nosso campeonato. Depois, nada de novo. A baixa assistência nos jogos, a má arbitragem, as equipas com enormes dificuldades financeiras e as várias chicotadas psicológicas que se verificaram. Foram 9 as mudanças de treinador na primeira metade do campeonato. Nem mesmo o Sporting, que mantinha Paulo Bento há 4 anos, resistiu a esta tentação. Com estas mudanças, uma das equipas que mais subiu foi a Académica, com a substituição de Rogério Gonçalves por André Villas Boas.

Neste primeiro post sobre a primeira metade deste campeonato, faço a eleição dos jogadores que, para mim, mais brilharam, obedecendo a posições no terreno.

Na baliza:
Peiser (Naval)- Para mim, o melhor guarda-redes desta primeira volta. Fez exibições absolutamente brilhantes, sem qualquer erro, e a Naval agradece ao francês por vários pontos conquistados através da sua segurança. A exibição na Luz ficou atravessada nas gargantas dos encarnados;

Nilson (V.Guimarães)- É o 5ºano no Vitória. Portanto, um velho conhecido dos portugueses e admira-me como ainda não deu um salto para um clube maior. É um grande guarda-redes.

Eduardo (Sp.Braga)- Titular da selecção, titular na baliza da defesa menos batida. Para este saldo positivo, muito contribui Eduardo com grandes defesas e sempre com voz de comando. As duas grandes defesas nos descontos contra o FC Porto, levou o Braga a uma das vitórias mais importantes neste campeonato (pelo que significou).


Nas laterais:
João Pereira (Sp.Braga)- Não acho que seja o melhor lateral português (Bosingwa, sem dúvida), nem o melhor da nossa liga (Fucile). Mas é, sem dúvida, de grande qualidade e a sua regularidade, ao lado de Evaldo, ajudou o Braga a manter o equilíbrio.

Fucile (FC Porto)- Na minha opinião, é o melhor lateral da nossa liga. Joga, faz jogar, defende, ataca, cruza, corta, passa bem, é inteligente. As lesões incomodam-no frequentemente, mas o uruguaio é um poço de bom futebol.

Evaldo (Sp.Braga)- Com tantos problemas nos laterais-esquerdos no campeonato português, Evaldo é, de longe, o melhor nessa posição na nossa Liga.

Alonso (Marítimo)- O defesa do Marítimo é muito experiente e ataca muito bem. Van der Gaag agradece ter um jogador como ele, que foi acusado de traição quando trocou o Nacional pelo rival Marítimo.

Defesas-centrais:
Bruno Alves (FC.Porto)- Um dos melhores centrais mundiais, Portugal torna-se pequeno para o ver jogar. Golos, força, garra, físico que impõe respeito e ser capitão do tetra-campeão, torna-o no maior símbolo deste Dragão.

David Luiz (Benfica)- Por muito que digam que ele é caceteiro, não joga nada, etc..., David Luiz prova dentro de campo que é um grande jogador, com técnica (como todos os brasileiros), bom jogo aéreo mas, fruto da inexperiência, ainda lhe falta alguma inteligência a jogar.

Moisés (Sp.Braga)- Pode parecer exagero meter quase todos os defensores do Braga no plantel ideal desta 1ªvolta, mas a verdade é que merecem. Moisés foi o patrão do sector mais recuado e tornou-se numa das peças fulcrais, quer ao lado de Leone, quer o lado de Rodriguez.

Fábio Faria (Rio Ave)- O Rio Ave é a terceira defesa menos batida do campeonato. O jovem defesa, que se diz estar contratado pelo Benfica para a próxima época, faz uma dupla de grande qualidade com Gaspar e o campeonato tranquilo que os vila-condenses estão a fazer, muito depende desta dupla.

Médios-defensivos:
Javi Garcia (Benfica)- É um verdadeiro muro. Os 6M€ que o Benfica pagou para obter os seus serviços, parecem agora trocos para a qualidade do espanhol. A chegada à selecção deve ser uma questão de tempo, mas é difícil que esteja no Mundial por falta de entrosamento.

Miguel Veloso (Sporting)- Parece ter recuperado a confiança dentro do campo. É um jogador de qualidade, mas precisava de maior regularidade para que as pessoas o levassem a sério. Este ano, atingiu-a...

André Santos (U.Leiria)- É internacional sub-21 e, sinceramente, era para mim um desconhecido no início do ano. Mas esta época está a provar o porquê da sua chamada e está demonstrar maturidade anormal para a sua tenra idade.

Médios-ofensivos:
Ruben Micael (Nacional)- Uma confirmação. O jogador madeirense está a protagonizar uma grande época que apenas não culminou com a sua chamada à selecção porque Queiroz anda a dormir. Marcou 7 golos na Liga Europa e agora vê a "paga". Meio mundo anda atrás dele.

Nuno Assis (V.Guimarães)- Com 31 anos, parece jogar como quando se tem 24. A idade parece passar-lhe ao lado e ele comanda todas as operações do "seu Vitória". Foi chamado (apesar de não utilizado) à selecção de todos nós e bem merecida foi a sua chamada.

Hugo Viana (Sp.Braga)- O maior pensador do líder. Joga ao lado de Vandinho mas não é um médio-defensivo. Um jogador fantástico que, aos 26 anos, relançou definitivamente a carreira.

Mossoró (Sp.Braga)- Que grande jogador! Foi resgatado ao Marítimo na época passada e bom proveito dele tira Domingos neste momento. Suplente com Jesus, mostra agora toda a sua qualidade na posição de "10", apoiando Meyong, assistindo e marcando golos.

Alas:
Varela (FC Porto)- Falhou 5 jogos do campeonato? Falhou, sim. Mas é impossível pensar no FCP sem pensar em Varela. O FC Porto foi um pouco abaixo quando saiu por lesão e voltou a subir quando regressou. Uma agradável surpresa pelos lados do Norte.

Sougou (Académica)- O senegalês já demonstrou vontade em renovar o contrato com a Briosa, que expira em Junho de 2011. É muito tecnicista e sabe (como ninguém cá em Coimbra) marcar golos (já leva 7). As suas arrancadas estão a ficar famosas e é óptimo para a Académica ter nas suas fileiras um jogador assim.

Alan (Sp.Braga)- Um dos sete jogadores do Braga que coloco neste plantel. Agora tem perdido algum fulgor, mas as suas exibições no primeiro terço desta Liga Sagres merecem grande destaque. Sporting, FC Porto e Benfica (assistiu num dos golos) sentiram na pele os efeitos directos da doença "Alan".

Avançados:
Cardozo (Benfica)- É o melhor marcador, com uma média de um golo por jogo (falhou o jogo contra a Naval, por isso contabiliza 14 golos em 14 jogos). É a referência goleadora desta Liga e já tem clubes interessados nos seus serviços.

Saviola (Benfica)- "El Conejo" é, na minha opinião, o melhor jogador a actuar em Portugal. Começou a época a facturar, mas é agora que está atingir o máximo da forma, marcando por 6 jogos consecutivos. É um jogador fabuloso que por 5M€ se tornou num dos melhores negócios dos últimos 15 anos neste Benfica.

Falcão (FC Porto)- A ave de rapina leva 10 golos no campeonato e está a 4 do "Tacuara". Apesar da concorrência de Farías, o colombiano, com toda a sua garra, agarrou o lugar e tornou-se no goleador da equipa (mesmo na altura em que Rodriguez e Varela estavam lesionados).

João Tomás (Rio Ave)- Num ataque que marca poucos golos, João Tomás, com 34 anos, renasceu na 1ªliga, depois de andar no Boavista. Leva 6 golos no campeonato e está em boa forma. Volta-se a falar na possibilidade de ser chamado à selecção nacional

Treinador: Domingos Paciência (Sp.Braga)- A sua equipa é líder ao fim de 15 jogos. É preciso dizer mais?

A revelação: André Santos (U.Leiria)- copio o que já disse.

A confirmação: Ruben Micael (Nacional)

O goleador: Oscar Cardozo (Benfica)- Média de um golo por jogo, desde de Jardel que não se via tal goleador em Portugal.

As grandes desilusões:
- Caicedo (Sporting)- Chegou emprestado pelo City mas nunca se conseguiu impor. Pior do que isso, só os golos falhados de baliza completamente escancarada.
- Keirrison (Benfica)- O rótulo de craque pesou-lhe demasiado e nunca conseguiu ter a confiança de Jorge Jesus. Um jogador a seguir... futuramente.
- Amaury Bischoff (Académica)- Veio do Arsenal para Coimbra mas nem com Rogério Gonçalves nem com André Villas Boas conseguiu ter oportunidades suficientes para mostrar o seu valor.

O melhor: Hugo Viana (Sp.Braga)- Dentro de campo, é o líder do líder. Pensa o jogo com inteligência, passa com mestria, remata bem, assiste, cruza e ajuda nas tarefas defensivas. O melhor.

A equipa: Sporting de Braga- Repito-me, mas é a verdade. Esta equipa é grande. Pode até ficar em 3º, mas é grande na mesma. Por tudo o que está a fazer. Depois de ganhar ao Sporting, as pessoas disseram que ia perder contra o FCP. Depois de ganhar ao FCP, ia perder contra o Benfica. Ganhou. Perdeu o derby do Minho. Mas mantém-se líder. Justamente. Veremos se na 2ªvolta mostra a mesma força. É bom que alguém se intrometa na luta dos grndes para se quebrar o marasmo em Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário