domingo, 17 de janeiro de 2010

Análise à 1ªvolta IV


Neste último post sobre a 1ªvolta do campeonato, falo, naturalmente, da luta pelo título. E esta envolve três equipas, como é hábito. O que não é hábito, é neste lote não estar incluído um «grande» e estar outra equipa no seu lugar: Sporting de Braga. De facto, o Braga dos últimos anos muito tem ameaçado, prometido muito mas, este ano, passou das "palavras" aos actos". Ser-se líder no virar do campeonato não é para qualquer um e os bracarenses vão provando domingo a domingo que a sua capacidade de jogo é da melhor que se vê em Portugal no momento.

E assim, são justamente líderes. A par do Benfica, é certo, mas com vantagem no confronto directo (até ai os arsenalistas surpreenderam ao venceram os três grandes). E desde o início que os minhotos se assumiram como equipa-sensação. Os primeiros sete jogos contaram-se por vitórias, Sporting e FC Porto caíram aos pé do líder sensação. E apesar do discurso de treinador e presidente até há bem pouco tempo, o Braga ia demonstrando que era, de facto, candidato ao título. Os mais cépticos ainda dizem que mais tarde ou mais cedo hão-de cair, mas a verdade é que esse precipício tarda em aparecer. Mais que tudo, esta equipa joga muito bom futebol e, quando assim o pedem, joga com muita inteligência, sabendo gerir perfeitamente o jogo.
O equilíbrio caracteriza uma equipa que só perdeu uma vez: no 'derby' minhoto frente ao Vitória de Guimarães. Domingos sabe gerir um balneário; depois da precoce eliminação da Liga Europa, soube fechar a equipa, torna-la um colectivo e pô-la a jogar decentemente. E muito mais do que isso. E a verdade é que não se têm dado mal até agora...

Quanto ao Benfica, também se nota radical mudança em relação ao ano passado. Joga futebol de ataque, lutando sempre até ao último segundo para melhorar o resultado. Foi assim que obteve as goleadas que obteve, mas torna-se preocupante ver que este Benfica ainda não recuperou um único resultado nas competições em que entrou. E ainda mais se virmos que esta equipa ou goleia ou vence por um. A excepção aconteceu nos jogos contra o Paços de Ferreira(3-1) e na Europa [Everton fora(2-0), BATE em casa(2-0)]. Portanto, esta ainda não é uma equipa totalmente segura. Os adeptos deitam os foguetes antes da festa. E torna-se vital aos dirigentes e ao treinador perceber que ainda nada está ganho. Vieira é uma pessoa que não tem cabeça: no início do campeonato andava calado e muito bem, agora já fala pelos cotovelos (como no ano passado) a dizer que o Benfica é Portugal e que o Benfica vai ser campeão de certeza.
Enfim, tristezas à parte, o Benfica sofreu uma grande transformação e Jesus percebeu como devia pôr a equipa a jogar, de maneira a que se conseguissem os resultados desejados. Nada está ganho, é verdade, mas pelo menos parece que está menos difícil do que noutros anos. Preciso é, sobretudo, ter muita calma e paciência...

Por fim, o FC Porto. O tetra-campeão ganhou o hábito de ser perseguido e o 3ºlugar é estranho para quem ganhou os últimos quatro campeonatos. Viragem de campeonato sem o FCP em 1º é, de facto, muito estranho para os portugueses. Mas esta éoca veio trazer um novo Benfica e um "incómodo" Braga, para além da maior fraqueza dos Dragões, que tardam em conseguir esquecer Lucho Gonzalez.
Uma vez mais, Pinto da Costa teve de engolir o que disse, porque supostamente o plantel não ia sofrer mudanças em Janeiro. Ruben Micael, no entanto, vai ser jogador do Porto. Às vezes acho que é melhor as pessoas não abrirem a boca. Para o FCP torna-se vital abrir esta segunda volta de feição mas o empate de ontem não ajuda. O Porto fez uma 1ªvolta algo irregular, na qual deixou a ideia de que se tornou dependente de Silvestre Varela. O ex-Estrela tornou-se na estrela-maior deste Porto e agora, com a sua subida de forma, os azuis-e-brancos rezam para que o extremo os ajude. Pois com Hulk fora e a indaptação de Belluschi, restam poucas opções para decidir jogos. A grande prioridade é melhorar. Pois que venha a 2ªvolta!

Sem comentários:

Enviar um comentário