terça-feira, 5 de janeiro de 2010

At.Madrid - caso estranho

No passado sábado, no Vincete calderón, o Atlético de Madrid derrotou o Sevilha por duas bolas a uma. Esta entrada no novo ano pode significar a tal "vida nova" que os 'colchoneros' precisam.

O Atlético é talvez o caso mais estranho do futebol europeu na presente época. Tem um plantel de grande qualidade, não mexeu na estrutura da época passada e depois de ter conseguido um 4º lugar no campeonato e de ter passado o grupo da Champions quase em 1º( recorde-se, o Liverpool), este ano está na 2ªmetade da tabela (11º lugar) e ficou em 3º no grupo com os mesmos pontos que o modesto APOEL. Estranho, no mínimo.

Como é que é possível uma equipa que tem Aguero, Forlan, Simão ou Paulo Assunção, entre outros, passar por tal situação? Sobretudo, por falta de estrutura/balneário. Há jogadores que não estão satisfeitos (Maxi Rodriguez, por exemplo) e a única saída importante do plantel foi Heitinga. Isto até poderia não ter grande impacto mas a venda do holandês deu-se no dia ... 1 de Setembro!! Com o mercado já fechado em Espanha, foi impossível aos dirigentes arranjarem um substituto.

E é aqui que reside o grande problema do actual 11º classificado da 1ªLiga espanhola. Na defesa. Um guarda-redes demasiado jovem e a falta de um central e de um lateral de grande qualidade, capaz de equilibrar a equipa, dificultam a vida aos treinadores (actualmente, Quique Flores) que vão aparecendo no banco. Vejo Bruno Alves ou Squillaci (Lyon) como jogadores perfeitos para ocupar o lugar de Heitinga; nas laterais, jogadores equilibrados e bons defensivamente como Fucile, Paulo Ferreira ou Micah Richards seriam o ideal para este clube. Por fim, quanto à baliza, há tantos bons guarda-redes por aí que se torna fácil escolher.

Acho que é importante perceber a dimensão desta equipa. Tem dinheiro, é um histórico e grande clube do futebol espanhol. Ninguém explica esta situação. Melhorar a defesa deve ser a prioridade.

Sem comentários:

Enviar um comentário