segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

O regresso às goleadas


Este post, como podem reparar, entra na etiqueta "Benfica". Por simples razão: este é um post sobre o Benfica e não tanto sobre a goleada (mais uma) imposta ontem.

Ontem, os encarnados visitaram o "Caldeirão os Barreiros". E venceram por 5-0, contando com a ajuda de Olberdam, Robson (foram expulsos) e de Roberto Souza (marcou auto-golo). Mas o que conta são os três pontos conquistados num terreno sempre difícil e que o Benfica tornou fácil ao fim de 30 minutos.

De facto, este Benfica foi, sobretudo, eficaz. Não produziu uma exibição de topo mas, tal como o líder Braga, foi bastante eficaz e ainda se pode "queixar" de um 'penalty' roubado, por derrube de João Guilherme sobre Aimar. Jesus apresentou o onze-base desta época, o que já não fazia para o campeonato desde o dia 26 de Setembro (devido a alguma lesão ou castigo impeditivo). Quim, Maxi, Peixoto, Luisão, David Luiz, Javi, Ramires, Di Maria, Aimar, Saviola e Cardozo. E quem tem este onze, "arrisca-se" a golear várias vezes, como tem acontecido várias vezes ao longo desta época. A oitava goleada esta época em provas oficiais: as outras, foram "oferecidas" ao Setúbal(8-1), Belenenses(4-0), Leixões(5-0), Nacional(6-1) e Académica(4-0) para o campeonato, e Everton(5-0) e Poltava(4-0) para a Liga Europa. 44 golos para o campeonato à 16ªjornada é muito bom para uma equipa que nos últimos quatro anos, não passou do terceiro lugar. E para quem já questionava (e há-de voltar a acontecer) o poder ofensivo do "grande" Benfica, pois tiveram aí a resposta. Grandes jogadores juntos fazem mossa em qualquer equipa. E com toda a equipa junta de novo, tudo ficou mais fácil. Agora, as soluções são Kardec e Edér Luís, além dos já benfiquistas Weldon e Nuno Gomes. O segundo ainda tenho de ver como é, mas parece ter a confiança de Jesus(já jogou na Taça da Liga e ontem).

O Benfica leva uma incrível média de 2,75 golos por jogo, a segurança defensiva aumentou este ano. O meio-campo é compacto e de grande qualidade (provavelmente o melhor a jogar na Liga Europa) e controla bem os jogos para o clube da Luz, que costuma ter elevados níveis de posse de bola. Depois, conta com um "coelho" que desfaz qualquer defesa e que já leva 7 jogos consecutivos a marcar. Onde há Saviola, há perigo.E os adversários já sentiram isso na pele muitas vezes (17, em todas as competições). A máquina encarnada promete mais, muito mais. Promete lutar arduamente pela Europa, promete lutar até à última pelo título. Este Benfica é diferente dos outros. E sempre que alguém começa a questionar alguma coisa, lá vem uma goleada para calar as bocas críticas. Mais uma, já se torna hábito...

Sem comentários:

Enviar um comentário