quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

CAN - 1ªjornada


Completou-se ontem a 1ªjornada da Taça das Nações Africanas. E esta foi recheada de surpresas. Em todos os grupos houve resultados anormais.

Começando pelo grupo de Angola, o jogo inaugural foi verdadeiramente inacreditável. Depois de estar a vencer por 4-0 aos 79 minutos, os anfitriões acabaram por se deixar empatar. E apesar de não ser grande surpresa, acabou por o ser pelo facto de ter sido uma recuperação fantástica.
Depois, seguiu-se o Malawi-Argélia. E houve um resultado que ninguém acreditava ser possível. 3-0. O Malawi, com jogadores totalmente desconhecidos, ganhou à Argélia (onde jogam Halliche e Yebda) que vai participar no Mundial 2010 e eliminou o poderoso Egipto. Esta equipa encarou o jogo de maneira displicente e acabou por se dar mal com os tais desconhecidos.

Depois, seguiu-se o jogo entre a Costa do Marfim e o Burkina-Faso, treinado por Paulo Duarte. As odds nas casas de apostas eram baixíssimas. Os "elefantes", a grande potência africana futebolística, a selecção de Drogba, Kalou ou Yaya Touré, encarava o jogo como clara favorito. Mas esse favoritismo não se verificou no relvado e o resultado acabou por ficar num nulo, claramente penalizador para os costa-marfinenses, que se vêem na obrigação de ganhar ao Gana para se verem livres da máquina de calcular. O jogo é já amanhã!

O grupo C actuou anteontem. Egipto e Nigéria protagonizaram o jogo grande desta primeira jornada da CAN 2010. E os egípcios, mesmo sem Aboutrika, superiorizaram-se em grande escala e venceram os nigerianos por 3-1. Aqui acabou por surpreender a capacidade de reacção às críticas que os homens treinados por Hasan Shahata sofreram depois da eliminação frente à Argélia para o Mundial 2010.
Quanto ao outro jogo, Moçambique fez uma boa recuperação contra o Benim e acabou por empatar um jogo que começou a perder cedo. Mesmo sem Dário, os moçambicanos conseguiram um ponto, importante para dar moral num grupo quase impossível de passar.

Por fim, o grupo D. A grande surpresa foi o Gabão, que venceu os Camarões de Samuel Eto'o por 1-0, com golo do experiente Cousin, capitão de equipa e jogador do Hull City. Acabou por ser injusto para os camaroneses, mas o guarda-redes Didier Ovono (que chegou a estar à experiência no Paços) conseguiu manter a sua baliza inviolável. A Zâmia e a Tunísia empataram a uma bola e mesmo aí houve surpresa no resultado. Esperava-se uma vitória dos tunisinos. A 2ªjornada começa hoje e tudo se começará a definir.

Sem comentários:

Enviar um comentário