domingo, 31 de janeiro de 2010

Bem-vindos, bons jogadores...


Chega o fim de Janeiro. Os clubes procuram "negócios da China", reforços que se sentem mal nessa Europa. O campeonato procura caras que lhe dêem brilho. Surgem oportunidades; procura-se o jogador que faz falta ou então o jogador que aparece num bom negócio. Luta-se pelas melhores opções.

Amanhã fecha o mercado e, salvo alguma excepção de última hora, as grandes movimentações parecem estar feitas. Todos os quatro primeiros parecem ter-se reforçado bem. FC Porto, Benfica, Sporting e Braga parecem ter pensado bem os seus novos jogadores, adquirindo jogadores que podem vir a ser muito úteis. Neste contexto, penso que os dragões foram os mais cirúrgicos; no entanto, aqueles que menos contrataram. Mas contratar pouco e muito bem sempre é melhor que contratar muito e mal. Ruben Micael e Kléber "Gladiador" vêm par ser mais-valias e, de preferência, para assumirem a titularidade.

De facto, os azuis-e-brancos atacaram este mercado a pensar num médio organizador e num avançado (de preferência que soubesse descair na ala e jogar no centro com a mesma qualidade). Ruben Micael e Kléber são as soluções ideais: o primeiro jogava no Nacional da Madeira, é um médio que joga bem na esquerda e no centro e já está adaptado ao país; o segundo é um avançado polivalente, goleador, muito parecido com Hulk e que já jogou na Ucrânia, logo não deve ter grandes dificuldades de adaptação. Além disso, é um jogador de créditos provados no Brasil e experiente (26 anos). Ao preço que foi adquirido (5,5M€ mais Farías) nem parece muito. Veremos se serão as opções desejadas...

Quanto ao Benfica, adquiriu jogadores para o ataque, para fazerem sombras a Cardozo e Saviola. Por outro lado, contratou Airton (na foto) para equilibrar o meio-campo. Quanto a Éder Luís e Alan Kardec, vêm para servir de segunda linha à dupla encarnada habitual. O primeiro não conheço, ao segundo tenho elogios a tecer. No entanto, só chegam porque Keirrison não se adaptou e, por outro lado, porque talvez Weldon tenha passado o seu tempo. Eu nem desgosto de Weldon e tenho bastante pena do provável "encosto" deste jogador. Veremos se Éder Luís mostra qualidade suficiente para isso acontecer. Neste momento, o Benfica tem sete avançados (juntam-se a estes cinco, Nuno Gomes e Mantorras). De mais, para uma equipa que joga com...dois.
Em relação a Airton, é uma jóia para trabalhar e vender por largos milhões daqui a uns anitos. É um jogador excelente para a sua tenra idade e tem uma classe própria de brasileiro. Se a venda de Javi Garcia se confirmar no fim da época, com Amorim e Airton no plantel, a substituição será bem feita.

Depois, o líder Braga. E aqui moram vários regressos saudosos: Rafael Bastos, Luís Aguiar e Rentería. Depois, juntam-se a estes Miguel Garcia e Tiago Pinto. Contratações que vêm dar garantias de qualidade no banco de suplentes a Domingos e lhe prometem dores de cabeça positivas para esta segunda metade da época. Os portugueses vêm ser opções para as laterais, sendo que Miguel Garcia tem a responsabilidade de substituir João Pereira.
Os estrangeiros vêm aumentar as opções do meio-campo e do ataque podendo agora o treinador formar duas equipas de qualidade com o plantel que tem. Luís Aguiar vem ser suplente de Hugo Viana, Rafael Bastos de Mossoro, e Renteria de Paulo César. É agradável para os adeptos ver regressar dois homens tão importantes na época passada como Aguiar e Rnetería, como se provou na sexta-feira com o Sporting (muitos aplausos para os dois). Um plantel não é composto por onze jogadores e o Braga bem pode "agradecer a Janeiro".

Por fim, o Sporting. Contratou João Pereira, Pedro Mendes e Sinama-Pongolle, sendo que apenas o último não conhece Portugal. Todos têm qualidade provada, vêm preencher lacunas no plantel mas penso que faltou um defesa-esquerdo para o plantel ficar 100% equilibrado. No entanto, optou por jogadores experientes e já internacionais para fazer face aos problemas que têm passado pela equipa.

João Pereira vem dar o equilíbrio necessário à faia direita, ao mesmo tempo que Izmailov voltou aos jogos. Pedro Mendes vem ser uma boa solução quer a Veloso, quer a Vukcevic, podendo-se adaptar a qualquer posição do losango (sem ser ao vértice mais ofensivo). Quanto a Sinama, é um jogador que vem para assumir a titularidade mas Yannick e Saleiro proemtem dar lutar por um lugar ao lado de Liedson.

O campeonato fica mais bonito com melhores jogadores. Ver regressar Pedro Mendes, Luís Aguiar ou Rentería é bastante interessante; ver entrar Sinama, Kléber ou Airton também; ver Ruben Micael e João Pereira a manterem-se dentro do país também. De facto, Portugal ainda tem alguns motivos de interesse...

Sem comentários:

Enviar um comentário