domingo, 3 de janeiro de 2010

O primeiro jogo do ano em Portugal


Ontem deu-se a abertura dos jogos de futebol no ano civil de 2010. Ainda não se jogou o campeonato (incompreensível, de facto) mas houve jogo em atraso da Taça de Portugal, Oliveirense vs FC Porto, em Águeda.

A verdade é que não houve surpresa nenhuma. O Porto controlou bem o jogo, ganhou por 2-0, ainda falhou um 'penalty' por Orlando Sá e, estando longe do seu máximo, jogou o suficiente para conseguir a vitória.

Eram várias as baixas nos azuis-e-brancos, Falcão e Farías estavam lesionados, Hulk e Sapunaru castigados. Jesualdo não poupou ninguém (apenas Helton) para os jogadores recuperarem o ritmo de jogo, talvez perdido durante as duas semanas em que não tiveram jogos (e, em outros tempos, talvez chegassem a ser três). Belluschi foi titular, Orlando Sá estreou-se com a camisola portista, Rodríguez e Varela ocuparam as faixas.

Poucas oportunidades houve neste jogo. Aos 19', Meireles, após um ressalto, atirou a rasar a barra. Houve algumas atrapalhações em ambos os lados, mas sem grandes consequências; aos 44 minutos, mesmo em cima do intervalo, houve uma jogada de envolvimento por parte do Porto e Meireles, nas sobras, rematou para o fundo das redes à guarda de Marco Gonçalves.

Depois do intervalo, a Oliveirense tentou reagir, o perigo rondou a sua baliza aos 50' (remate, mais um, de Meireles) e aos 55', se não fosse Beto a socar a bola, podia ter chegado à igualdade. Um minuto depois, Álvaro Pereira, depois de uma jogada confusa, tirou a bola em cima da linha.

Mas volvidos cerca de 10 minutos, à passagem do minuto 65, o jogo ficou decidido (apesar de no futebol tudo ser possível). Na esquerda, Meireles (sempre ele quando havia perigo) cruzou para a cabeça de Bruno Alves, que cabeceou ao poste. Marco não conseguiu agarrar a bola que seguiu pela linha de golo, com Rolando a encostar para o fundo da baliza. A partir daí, a partida caiu de intensidade, com a equipa de Oliveira de Azeméis a ficar resignada com o resultado.

No primeiro jogo oficial de 2009, o FC Porto cumpriu com os serviços mínimos. A mais não foi obrigado. Louve-se a exibição de Raul Meireles. 2-0 e siga-se o Belenenses.

Sem comentários:

Enviar um comentário