segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Carlsberg Cup


Decorreu ontem a 1ªjornada da Taça da Liga portuguesa, faltando agora o encontro do FC Porto vs Leixões. E logo para começarmos bem o ano, caso(s) de arbitragem no jogo do Benfica. Pumba! Já na porcaria desta Taça, casos de arbitragem. O Luisão e o David Luiz deviam ter sido expulsos, um 'penalty' por marcar; já agora, o golo do Nacional é bem invalidado, porque se virem bem, o avançado está com o braço em fora-de-jogo (e basta um cabelo para que um jogador fique em offside).

Portanto, mais um fim-de-semana em que um grande foi beneficiado e 2010 não traz nada de novo, ao que parece. É mau. Mas a verdade é que o Benfica ganhou e fez de novo um bom jogo, apesar de parecer sempre longe de poder marcar contra uma bem fechada defesa do Nacional (muda o treinador, não muda o esquema). Os madeirenses tiveram a consciência de que se fossem armar em heróis contra o Benfica (como fizeram na 1ªvolta e como a Académica fez há bem pouco tempo) podiam outro 6-1 e resolveram defender. Resultou... Mais ou menos. Aos 78 minutos, Nuno Gomes entra para o lugar de Carlos Martins. Como se diz na gíria, Jesus "meteu a carne toda no assador". E tirou proveito disso mesmo. Um minuto depois, e mal tocou na bola, Nuno Gomes teve um toque perfeito para Saviola, que não perdoou na cara de Bracalli (um dos melhores em campo, a provar que o Nacional começa-se a tornar pequeno para tão grande guarda-redes). E uma vez mais o "coelho" resolveu. O importante era recuperar o ritmo a seguir às férias natalícias e ganhar. Cumpriram-se os dois objectivos.

Quanto ao Sporting, não vi com grande atenção o jogo. Mas percebi que a equipa está com mais atitude. Já não entra num mundo de escuridão quando sofre um golo; reage às adversidades com maior facilidade; este novo Sporting, ainda um bebé, começa a ter pernas para andar. No entanto, é preciso ter calma. É preciso ter-se a consciência de que o caminho ainda é muito longo; de que o 3º lugar continua a ser uma miragem (este jogo, recorde-se, foi para uma Taça); que a equipa ainda passa por momentos enfadonhos; mas a verdade verdadinha é que o Sporting tenta melhorar e crescer. A fase da infância já esteve mais longe.

Quanto ao Braga, tem de encarar este jogo como um percalço e seguir de cabeça erguida para o próximo jogo do campeonato.

Nos outros jogos, a Académica foi a única equipa que ganhou em casa (2-1, ao Estoril); a União de Leiria empatou a 1 com o Trofense; e, por fim, o Vitória sofreu uma reviravolta já nos últimos 20 minutos, em casa, frente ao Rio Ave.

Este é um breve resumo da abertura da Carlsberg Cup. Uma taça para encher calendário mas que eu sinceramente creio que se devia integrar a meio da semana ou, pelo menos, não ser a prova que abre o novo ano. Essa, sem dúvida, devia ser o campeonato. E se esta é uma Taça para os pequenos, porque é que os grandes são dos últimos clubes a entrar? E porque é que os da Liga Vitalis são os primeiros? É impressão minha ou há algo que não bate certo? Esta falta de visão dos dirigentes da Liga acaba por tornar-se incómoda, mas enfim...

Que venha a Liga Sagres!

Sem comentários:

Enviar um comentário