segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

FLU...É CAMPEÃO!


Ontem chegou ao fim o Brasileirão 2010. O Fluminense foi o campeão, 26 anos depois, e o Vitória, o Guarani, o Goiás e o Grémio Prudente foram despromovidos à Série B. Numa partida onde foi melhor que o seu opositor (Guarani) e podia ter chegado à vantagem ainda na primeira parte, o Flu acabou por decidir o jogo através de um golo de Emerson (61’), depois de um cruzamento perfeito de Carlinhos. No Engenhão, a alegria foi imensa quando o árbitro apitou pela última vez.

Na minha opinião, este foi um título inteiramente justo. O Fluminense foi a equipa mais equilibrada e mais regular do campeonato e, a espaços, apresentou futebol de alto gabarito. É verdade que não encantou em alguns jogos mas nem sempre as coisas correm como queremos e, no cômputo geral, a vitória é justa. Andaram sempre pelos primeiros lugares, tal como o Corinthians, e acabaram por ser premiados na última ronda, perante um estádio apinhado de gente.

Quanto à equipa propriamente dita, o treinador Muricy Ramalho (campeão brasileiro pela quarta vez em cinco anos) foi alternando na primeira metade da época entre um 3x5x2 (Berna, Gum, André Luís, Leandro Eusébio, Mariano, Júlio César, Diogo, Valencia, Conca, Emerson e Fred) e um 4x4x2 (tirava André Luís ou Gum e punha Marquinhos no meio-campo), até que Fred se lesionou e a equipa tremeu. Entrou Washington para o onze mas demorou três/quatro jogos até se entrosar com a equipa. O “vovô” começou a marcar e a equipa recuperou os índices de confiança, até porque Mano Menezes saiu para a selecção brasileira e o Corinthians ressentiu-se da perda.

Para além destes dois factores, a chegada de Deco contribuiu para um grande entusiasmo em torno da equipa e para a fixação (sempre algo importante) de um sistema táctico (4x4x2, com Berna na baliza, Mariano e Júlio César nas laterais, Gum e Leandro Euzébio no centro, Diogo e Valencia a volantes, Conca e Deco como meias e Emerson e Washington na frente). Mesmo assim, e notando-se maior resistência e qualidade na equipa, o Fluminense (tal como o “Timão”) foi deixando algumas prendas e viu o Cruzeiro juntar-se à luta pelo título a determinada altura. A luta ficou definida a três.

Na hora das decisões, o Flu falhou à 34ª jornada mas logo na ronda seguinte, foi a vez do Corinthians abrir as portas do título à equipa do Rio de Janeiro. E aí, o Flu não mais falhou. Foi campeão com justiça.

Parabéns Fluminense!

Sem comentários:

Enviar um comentário