quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

"Um ponta-de-lança, por favor!"



Janeiro está quase a chegar e o mercado de transferências do futebol europeu volta a abrir. As equipas aproveitam para fazer acertos nos plantéis, pequenas (ou grandes) coisas que falharam no Verão e que acabaram por prejudicar a equipa no decurso desta época. Entre estas equipas, fala-se no Real Madrid precisar de contratar um ponta-de-lança.

Concordo plenamente. Não que duvide da qualidade de Higuaín ou de Benzema, longe disso. Aliás, na minha modesta opinião, Higuaín é um dos melhores pontas-de-lança móveis do mundo, um goleador nato e um jogador muito disponível para a equipa, um jogador que qualquer treinador gosta de ter no seu plantel. No entanto, Benzema parece ainda não ter percebido a forma de jogar de José Mourinho, que não gosta de muita rigidez posicional nos jogadores. Benzema é um jogador de área, que gosta que lhe façam chegar bolas e não tanto procurá-las. Sendo assim, tem sentido algumas dificuldades para se encontrar neste sistema que privilegia a mobilidade posicional.

O argelo-francês tem alternado entre grandes exibições (como o hat-trick frente a Auxerre) e exibições fraquinhas, sem chama (como frente ao Saragoça, num espaço de 5 dias). Desta forma, Benzema só tem jogado devido à lesão do argentino Higuaín, que precisa de um substituo com características semelhantes às suas para começar a sentir o seu lugar em risco (o que só traz algo de positivo ao grupo de trabalho). Benzema não encaixa e portanto, deve sair da equipa (é o mais provável, atenção).

Olhando para o mercado, podem-se ver alguns nomes que encaixariam na perfeição para este Real: Lucas Barrios (Dortmund, na foto) - jogador de área mas que sabe movimentar-se de forma a abrir espaços para os alas; Adebayor (Manchester City) - tem estado encostado devido a problemas com o treinador e deve haver abertura negocial, sendo um jogador do género de Higuaín; Falcão (FC Porto) - um jogador vertical de grande qualidade, estando habituado a um sistema de jogo semelhante ao do Real. Estes três são os que mais me agradam, podendo-se falar também em Luis Suarez (Ajax), se bem que ache que este teria o mesmo problema de Benzema (a questão de ter de abrir espaço para outros marcarem).

Ficam as sugestões...

Sem comentários:

Enviar um comentário