quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Sorteio Europeu


Amanhã, pelas 11 horas portuguesas, vai-se realizar o sorteio dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões e o sorteio dos dezasseis-avos-de-final da Liga Europa.

Em Nyon (Suíça), os portugueses apenas estarão representados no sorteio do meio-dia, aquele que diz respeito à segunda competição de clubes europeus, a Liga Europa. Teremos três cabeças-de-série (FC Porto, Sporting e Sporting de Braga) e um não-cabeça-de-série (Benfica, isso mesmo) e naturalmente que as maiores preocupações se prendem com o adversário dos encarnados, que não será, com toda a certeza, pêra doce.

Começando então por um olhar pelos cabeças-de-série, saltam logo à vista três nomes: Manchester City, o irregular Liverpool e o Ajax de Suaréz. Estas serão as três equipas que o Benfica deve evitar a todo o custo, sendo que os portugueses não se poderão defrontar. Sendo assim, são treze os possíveis adversários; tirando estes três grandes clubes, há ainda algumas equipas muito perigosas, demasiado perigosas para uma fase tão madrugadora desta competição (que, deva-se dizer, o Benfica terá de apostar forte para que possa compensar um possível desaire interno). Estas mesmas equipas são o Leverkusen e Estugarda(a sina dos alemães manteve-se com o Schalke 04 e é bom que estes não se cruzem com o Benfica), CSKA Moscovo (equipa que tem grandes jovens valores e podem ser uma agradável surpresa da competição), o PSV (líder na Holanda e que tem estado em grande forma), o Villarreal e o Zenit (de Bruno Alves, Meira e Danny). Sobram então quatro equipas: Dynamo Kyev (Ucrânia), PSG (França), Spartak Moscovo (Rússia) e Twente (Holanda), e é daqui que penso que o Benfica deverá "querer" um obstáculo.

Quanto às equipas possivelmente adversárias de Porto, Sporting e Braga, tem ainda alguns nomes a destacar e a evitar. O Sevilha, que evoluiu desde a última vez que defrontou o Braga e é talvez o melhor dos não-cabeças-de-série; o Nápoles, equipa muito bem organizada que tem em Hamsik o jogador-chave; Lille, aquela equipa do grupo do Sporting que tem estado muito forte internamente, mesmo sem o seu melhor jogador (Gervinho). De resto, sobram Lech Poznan (agradável surpresa, eliminando a Juventus), Aris Salónica (ficou à frente do campeão Atlético de Madrid), PAOK (de Vierinha, Lino e Cristiano), BATE Borisov, Sparta Praga, Anderlecht (de Lukaku), Young Boys, Metalist (equipa ucraniana que gostava que saísse a uma equipa portuguesa para poder ser já eliminada), Besiktas (equipa onde joga Quaresma e Manuel Fernandes), Basileia, Rubin Kazan e Glasgow Rangers. De todas, talvez colocasse o Rubin no primeiro nível devido às condições climáticas russas, sempre difíceis para os portugueses.

Amanhã, pelas 12.30h, já se saberá qual o resultado do sorteio da Liga Europa!

Sem comentários:

Enviar um comentário