sábado, 18 de dezembro de 2010

Comentários ao sorteio


Ontem realizou-se o sorteio da Liga dos Campeões e da Liga Europa. Inter-Bayern (reedição da final da última época) e Arsenal-Barcelona (duas das cinco melhores equipas a praticar futebol na Europa) são os pratos fortes da eliminatória da maior prova de clubes a nível europeu. Quanto à Liga Europa, o sorteio podia ter sido bem mais simpático para as equipas portuguesas, sobretudo aquele que diz respeito aos oitavos-de-final.

Começando pelo líder FC Porto, este apanhou a melhor equipa dos pertencentes ao grupo dos não-cabeças-de-série: o Sevilha. Marcará o regresso de Luís Fabiano ao Dragão e o regresso de um plantel bastante forte ao nosso país (assim como o regresso dos drag~ões ao sítio onde ganharam a Taça UEFA). É de recordar que este Sevilha foi impedido de chegar à fase de grupos da Champions pelo Sporting de Braga, numa eliminatória a duas mãos e na qual os minhotos se superiorizaram claramente. Esta equipa espanhola actua em 4x2x2x2 e tem na sua dupla avançada (Kanouté e Fabiano, o “Fabuloso”) o ponto forte do onze. Falta-lhe melhorar no centro da defesa (Alexis e Escudé são defesas um bocado lentos e com alguma falta de posicionamento) mas não é de esperar que os problemas se resolvam no mercado de Janeiro, pois não se especula muito acerca de possíveis contratações sevilhanas. Se seguir em frente, os dragões deverão enfrentar o CSKA Moscovo (que vai jogar com o PAOK), equipa russa que tem jovens de grande valor aliados à experiência dos seus defesas russos (como os irmãos Berezutskyi ou Ignashevich).

Olhando para o sorteio do Benfica, foi menos mau, olhando para os possíveis adversários encarnados. No entanto, os alemães são sempre grandes obstáculos para o Glorioso e o Estugarda tem melhor plantel do que a sua posição na classificação da Bundesliga possa aparentar. Boka, Boulahrouz, Getner, Cacau ou Pogrebnyak fazem parte desta boa equipa alemã que tem estado bastante melhor na Europa do que internamente. A seguir, se passar, irá defrontar PSG ou BATE Borisov, num sorteio que foi mais favorável do que o dos dezasseis-avos-de-final.

Ao Braga tocou o Lech Poznan, equipa polaca que ficou à frente da Juventus na fase de grupos e que, em casa, costuma ser muito forte. O ambiente é muito difícil, os adeptos da cidade são fanáticos e problemas exteriores poderão esperar o Braga na viagem ao Leste Europeu. Apesar de tudo, o sorteio podia ter sido bem pior, escapando os bracarenses a equipa como Nápoles, Sevilha ou Rubin Kazan. O pior foi o sorteio dos oitavos, que reservou um provável jogo com o Liverpool.

Por fim, o Sporting. Os leões defrontarão o Glasgow Rangers, equipa que lidera o campeonato escocês. Tem um central argelino muito forte fisicamente (Bougherra) e uma dupla avançada interessante (Kenny Miller e Naysmith) mas está perfeitamente ao alcance da equipa de Alvalade. Depois, deverá apanhar o PSV (que defronta o Lille), tarefa que se avizinha bem mais complicada, pois os de Eindhoven lideram o campeonato e têm estado em grande forma interna e externamente. Tem um plantel de fazer inveja e poderá criar grandes problemas ao Sporting, que não terá o favoritismo na eliminatória contra a equipa holandesa. Dszudzak, Toivonen, Engellar e Bouma são alguns dos nomes do plantel do PSV.

No geral, podia ter sido melhor, como também poderia ter sido pior.

Sem comentários:

Enviar um comentário