sábado, 18 de dezembro de 2010

Os assobios

Por todo o Mundo, os assobios são uma forma recorrente de amostra de descontentamento por parte dos adeptos de uma equipa de futebol. Não o deveria ser. É óbvio que os adeptos devem mostrar o seu descontentamento para com a equipa quando esta não corresponde aos resultados mais desejados. Mas, é preciso perceber que o aparecimento destes durante o jogo de nada serve e só serve para criar um clima de maior tensão entre jogadores e adeptos. Assim, a pressão sobre os primeiros aumenta e os resultados dificilmente melhorarão.

O que há a fazer? Não assobiar durante o jogo; apoiar ao máximo a equipa quer esta esteja a ganhar ou a perder, a jogar mal ou bem, a errar ou a acertar todos os passes. Deve haver apoio da claque e dos adeptos ditos “normais” para que a equipa consiga recuperar psicologicamente, que é uma parte fundamental de uma recuperação eficaz a nível exibicional e de resultados práticos. Assim talvez não seja preciso assobiar mais no fim dos jogos, momento em que por fim se deve mostrar o descontentamento para com a equipa.

Os adeptos são fundamentais no desenvolvimento de uma equipa, no crescimento desta. Mas os adeptos que não conseguem respeitar um momento pior da equipa, não deverão ser considerados adeptos normais. São aqueles que só servem para aumentar a descrença em torno da equipa e aumentar a pressão. Cá em Portugal, há muito essa mania. Assobiar. Não concordo durante os jogos com os assobios. No fim, sim, não é durante!

Sem comentários:

Enviar um comentário