quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Liga dos Campeões (Ou melhor, Liga Europa)


Sporting de Braga e Benfica definiram o seu destino nas competições europeias: o mesmo destino (ir para a Liga Europa) com estatutos diferentes (Braga será cabeça-de-série e o Benfica, por ridículo que pareça, não o será).

No entanto, as equipas portuguesas saem de forma completamente diferente da maior prova de clubes a nível europeu. O Braga fazendo uns belíssimos nove pontos, fruto de duas vitórias em casa (frente a Partizan e ao todo-poderoso Arsenal) e uma histórica vitória portuguesa na Sérvia, saindo de cabeça erguida de uma competição onde não tinha obrigações e a principal ideia era desfrutar de seis momentos históricos (os elementos que compõe a primeira participação numa fase de grupos na Liga dos Campeões); o Benfica, depois de se falar no objectivo de ficar em primeiro no grupo, apenas ganhou dois jogos em casa e perdeu os restantes (na despedida, apenas um golo do Lyon aos 89' o salvou de ser eliminado da Liga Europa antes de sequer lá chegar). De facto, há que dar os parabéns ao Braga por uma performance digna e que honrou o clube.

Hoje o Braga perdeu por 2-0 em Donetsk e não conseguiu o tal milagre. Mas a verdade é que nesta participação, conseguiu golear o Sevilha (uma das maiores equipas de Espanha) em Espanha, goleou o Celtic (3-0) na Pedreira, venceu o super-Arsenal com um bis do também ele super-Matheus e ainda conseguiu contrariar os dados estatísticos, mostrando a Porto, Benfica e Sporting como se vence na Sérvia.

O Benfica despediu-se da pior maneira, com uma derrota por 2-1 em casa com o Schalke 04. Mesmo jogando com a equipa principal, não há desculpa para os encarnados não terem ultrapassado Raúl e companhia, e o jogo da equipa de Jesus acabou por ter boas oportunidades mas sem aquela garra que é obrigatória neste tipo de jogos. Obviamente, acho um exagero falar-se no despedimento de Jorge Jesus. Um treinador não passa de bestial (coisa que nunca foi) a besta (coisa que nunca será) num instante e os adeptos portugueses precisam de compreender isto. Por isso, acho que não fazem sentido os lenços brancos mostrados ontem no Estádio da Luz.

Agora, venha a Liga Europa, sabendo-se de antemão que o Braga terá tarefa mais fácil que Benfica. O sorteio é dia 17, esperemos então...

Sem comentários:

Enviar um comentário