terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Bola de Ouro



Ontem saíram os três nomeados finais para a escolha do Bola de Ouro 2010: Iniesta, Xavi e Messi, compondo um trio inédito de jogadores do mesmo clube
. Sinceramente já esperava as justas nomeações de Xavi e Iniesta. No entanto, não esperava a de Messi.

Não está em causa se Messi é, ou não, o melhor do Mundo. Está em causa o ano de 2010 (sobretudo a primeira metade da época) e aí, Sneijder ou Robben mereciam estar no seu lugar. A verdade é que Sneijder foi campeão europeu pelo Inter e vice-campeão mundial pela Holanda; Robben carregou o Bayern até a final da Liga dos Campeões; Messi apenas chegou às meias-finais da Liga dos Campeões e não passou dos 1/4 no Mundial 2010. Por estas razões, Messi não deveria ser um dos elementos deste trio. Messi é o melhor do Mundo, todos o sabem. Mas Ronaldinho também o era em 2006 e ficou atrás de Canavarro e Zidane (por ser a sua despedida) na votação devido ao Mundial. É assim que as coisas funcionam e este ano não deviam ser abertas excepções.

Iniesta e Xavi merecem, sem dúvida nenhuma, esta chamada. Foram campeões do Mundo, dois dos três melhores jogadores de "La Roja", e ainda fizeram parte de uma equipa que, apesar de não ter encantado como na época anterior, jogou em alta rodagem (e sem eles era quase impossível isso acontecer). Depois, entre Sneijder e Robben, venha "o diabo" e escolha. Dois craques que tiveram influência nas campanhas extremamente surpreendentes das suas equipas na Champions, foram campeões internos e uniram esforços no sentido de dar o título mundial à "laranja mecânica". Qualquer um deles merecia a nomeação e nenhum ser "convocado" é algo ridículo. Mas pronto, ainda este mês se saberá qual o Bola de Ouro. Só espero que a FIFA faça justiça.

Sem comentários:

Enviar um comentário