domingo, 12 de dezembro de 2010

Observando a Europa: Derby londrino


Hoje realizou-se um dos 'derby's' londrinos: Tottenham x Chelsea em White Hart Lane. O resultado foi uma igualdade a um, com muita emoção à mistura. Resultado justo, num jogo que não deixou ninguém a pedir de volta o dinheiro do bilhete.

Estas duas equipas estão em momentos distintos: o Tottenham está próximo do 4º lugar (positivo para uma equipa sem o poder de compra dos quatro primeiros) e desde 6 de Novembro que não perde (com uma vitória no campo do Arsenal pelo meio). Cinco semanas, portanto; o Chelsea não venceu pelo quinto jogo consecutivo e está a agudizer o que se chama de crise num grande clube europeu (não ganha, não faz grandes exibições, faltam golos e os adeptos desesperam). A atitude no jogo de hoje foi igual; as equipas deram o máximo, ritmo muito elevado, parada e resposta. Daí o resultado ser justo.

O Tottenham não tinha, no início, Gallas e Van der Vaart. Jogou com Gomes, Hutton na direita, Assou-Ekotto na esquerda, Basong e Dawson no centro da defesa, Palacio e Modric como pivôts, Lennon e Bale nas alas, Pavlyuchenko e Defoe no centro do ataque; o Chelsea começou com Cech, Paulo Ferreira (Bosingwa lesionado), Terry, Ivanovic (Alex lesionado), Cole, Essien, Mikel, Ramires, Kalou, Malouda, Anelka. Drogba e Lampard no banco por opção, e um 4x3x3 montado sem um médio verdadeiramente constructor.

Deixou-me bastante satisfeito ver a resposta dos 'spurs' à ausência de Vaart. Modric esteve bem, mas foi sobretudo Palacios (na foto), médio-defensivo da equipa, que acabou por assumir a equipa, fazendo um grande jogo a nível defensivo e também puxando a nível atacante (fez passes verdadeiramente espectaculares durante o jogo, lançando várias vezes os extremos da equipa, Bale e Lennon). Palacios impõe-se muito bem fisicamente e tem uma grande visão de jogo, o que o ajudou a ganhar o lugar nesta equipa londrina (está no seu segundo ano de Tottenham e já o ano passado foi indiscutível). Redknapp, ex-trinco do Liverpool, aprecia imenso as qualidades do médio, muito bom jogador.

Acabou por ser um jogo equilibrado, onde a entrada de Drogba ao intervalo acabou por revolucionar a partida. Marcou um golo com a grande ajuda de Gomes aos 70' e, mais tarde, acabou por falhar um 'penalty' (infantilidade de Gomes, fazendo falta sobre Ramires) e pediu desculpa aos adeptos.

De facto, fica na memória a sua imagem, no fim do jogo, a pedir desculpas aos adeptos do clube, juntamente com Terry. É um momento duro e há que levtanr a cabeça.

Sem comentários:

Enviar um comentário