terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Janeiro vem aí!


Janeiro aproxima-se e começa-se a perceber as movimentações no mercado futebolístico. As capas dos jornais desportivos já alternam entre jogos, entrevistas e transferências e o Benfica é o clube que mais tem ocupado esse espaço noticiário. Esta maior ocupação deve-se a duas razões: precisa de colmatar lacunas, tal como o Sporting, mas tem mais dinheiro que o rival. Simples.

Já ouvi falar de muitos jogadores (para o Benfica, sobretudo). Acho que o que os encarnados precisam é demasiado óbvio para se falar em Kléber, Funes Mori ou qualquer outro avançado; o Benfica de um novo Ramires (ou seja, um novo box-to-box), de um verdadeiro extremo-esquerdo (Gaitán não é ala e Salvio joga mais para a direita) e talvez de um lateral polivalente (que tanto substitua Maxi como Coentrão). O Benfica errou no Verão, está mais que visto; agora resta assumir e redimir-se dos erros cometidos o mais rápido possível. Jara devia ser emprestado para rodar (Weldon já está adaptado ao nosso futebol e é um belíssimo jogador; além do mais, para essa posição há Gaitán); Felipe Menezes devia ser igualmente emprestado, pois não duvido do seu valor (apenas se está a queimar, estando tanto tempo no banco); Peixoto deveria ser dispensado e Sidnei precisa de jogar mais no próprio clube.

Quanto a contratações, Jucilei era O médio ideal para colmatar a lacuna deixada por Ramires. Vejo nele uma cópia do jogador do Chelsea e custa à volta de 7M€ (mais vale dar 7M por Jucilei do que por mais um avançado chamado Funes Mori). Para a esquerda, não sei bem. Danny acho que não é suficientemente bom (além disso seria caro), Maicosuel (Botafogo) para além de estar lesionado também não seria barato e não me parece que Mourinho esteja disposto a emprestar Pedro León. Matheus (Braga) ainda deve custar uns trocos e se calhar, a melhor opção é esperar por ele e contratar um lateral no imediato, adiantando Coentrão para o meio-campo durante estes seis meses.

Em relação a laterais, torna-se mais fácil. Egídio (Vitória) acabou de descer de divisão, Fábio Santos (Grémio) é um belíssimo jogador (e que não custaria muito dinheiro, à volta de 3/4M€) ou ainda Jonathan (Cruzeiro, faz as duas faixas, na foto). Isto só no Brasil. Há mais por essa Europa fora. Desta forma, o Benfica ia estar a poupar dinheiro por alguns meses.

É bom que se reveja a política de contratações. Tantas vezes se repete o mesmo que talvez dê resultado.

Sem comentários:

Enviar um comentário