quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Olhar sobre 2009 IV


Neste último post sobre o ano que está a acabar, falo sobre as outras modalidades. Sobretudo sobre Nelson Évora e Telma Monteiro, vice-campeões mundiais nas suas categorias.

Mas, sobretudo, há uma falta de condições gritante para os atletas poderem trabalhar. Não se percebe como num país desenvolvido como Portugal, os atletas (vários deles olímpicos) têm tão poucas condições para desenvolverem as suas capacidades. Lembro-me rapidamente de um atleta da Figueira da Foz, João Costa (na foto), campeão do Mundo numa secção de Tiro (que, sinceramente, eu não sei qual é) e que nem sequer tem sítio para treinar. Como é possível? Um campeão do Mundo que não tem espaço sequer para treinar. Depois, às vezes,, espaços até há, mas são mal aproveitados.


Repare-se em Coimbra: o arquitecto do estádio teve uma belíssima ideia em criar uma pista de tartã, e com tantas queixas sobre falta de lugar para treinar, aquela pista nem sequer é utilizada. Mal aproveitada, portanto.
Quanto à comunicação social, é triste ver como ligam pouco às modalidades sem ser ao futebol. Incrível, mesmo. Mas mesmo assim, há atletas aos milhares pelo país inteiro que tentam desenvolver o seu trabalho, com o objectivo de, um dia chegarem ao estatuto de Nelson Évora, Naide Gomes, Telma Monteiro ou Vanessa Fernandes. Ms é triste, porque temos desportistas que deviam ser muito mais reconhecidos do que aquilo que o são na realidade.

Neste ano de 2009, conseguimos dois bons resultados. Naide desiludiu e ficou em 4º. Mas mesmo assim, é a 4ªmelhor do Mundo! Nelson e Telma ficaram no lugar intermédio do pódio. Nelson foi ultrapassado pelo britânico Idowu, perdendo para os 17,73m do campeão (Nelson saltou 17,55m). Foi nesta mesma altura que a Naide Gomes conseguiu o 4ºlugar, o lugar mais frustrante para os atletas.

Quanto a Telma Monteiro, na estreia nos Mundiais de -57kg, conseguiu um excelente 2ºlugar, atendendo a que era uma estreia nesta categoria. Telma é a nº1 do ranking, campeã europeia e vice-campeã mundial. É uma atleta de grande valor e tem tudo para se tornar campeã Mundial na próxima competição. Este ano, em Roterdão, teve um desempenho brilhante.

Por fim, Vanessa Fernandes. O público só quer resultados. Mas a verdade é que os atletas têm de abrandar durante algum tempo. Em 2008 a tri-atleta teve um grande ano mas em 2009 teve resultados bastante maus, devido à gestão de esforço. O seu pai, o velho "Lau", já avisou que é natural que em 2009 (já passado) e 2010 a Vanessa venha acumular resultados menos bons, pois o seu grande objectivo são os Jogos Olímpicos de 2012, em Londres. E é aí que o povo que quer a Vanessa ganhe. Portanto, os críticos que se calem e esperem pela sua corrida em Londres. Aí é que vai ser importante.

Espero que em 2010 haja melhoria nas condições de trabalho para os desportistas. Mas neste país, tudo parece mais complicado do que na realidade é.

Sem comentários:

Enviar um comentário