terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Três jogos, três vitórias

Esta semana foi uma semana importante para o campeonato português. O Braga empatou e os três grandes ganharam. O Benfica, quando já se começava a discutir a capacidade ofensiva da sua equipa, mais uma goleada; o Sporting voltou às vitórias no campeonato, sete jornadas depois; o FC Porto passou difícil teste em Guimarães e, desta vez, também ele com uma goleada.

Em Guimarães, o regresso de Varela à titularidade trouxe bons ares para os lados do Porto. Esta melhoria exibicional, tudo tem a ver com o homem que outrora jogava no Casa Pia e que foi muito mal aproveitado no Sporting. Varela está de volta e, mais importante que isso, parece que os dragões também estão. Jogaram bom futebol contra Rio Ave e Vitória e parecem ter recuperado igualmente três jogadores fulcrais: Meireles, Rodriguez e Falcão. Agora resta um: o super-herói, aquele que faz mais diferença quando está em forma, e os adeptos suspiram pelo regresso das suas arrancadas; Hulk, pois claro. Vive uma crise de manias e Jesualdo, pondo-o no banco, tenta agora recupera-lo para os bons velhos tempos... de há um ano! E se Hulk regressar, aí sim, o FCP estará preparado para uma segunda metade da época decisiva.
No berço, o Porto fez um belíssimo jogo: agora, com o decorrer deste mês, só poderá melhorar.

No Domingo, na Luz, Benfica e Académica encontraram-se para o campeonato. Duas situações diferentes: o Benfica, que muitos já questionavam a sua capacidade ofensiva, tinha vencido e marcado em apenas um dos três últimos jogos; a Briosa, vinha de uma goleada de 3-0 frente ao V.Setúbal.
Villas Boas havia prometido identidade e atitude: cumpriu. O Benfica também cumpri ao ganhar e...golear. A Académica entrou a jogar como se jogasse contra o Leixões ou o Setúbal. Alguma ingenuidade mas, ao mesmo tempo, a provar que esta Académica é uma equipa diferente. A equipa defendeu e atacou em bloco compacto, as linhas juntas e com mentalidade nada defensiva. Felizmente para o futebol português, que tantas vezes vê equipas a serem autênticas vergonhas, a, literalmente, porem autocarros em frente da sua baliza.

A Académica não foi nada disso. E por não o ter sido, é certo, pagou caro. 4-0 foi o resultado, onde Cardozo participou em 75%. 3 golos, portanto. Saviola marcou o melhor. Os estudantes saem de consciência tranquila. A equipa está bem e não tenho qualquer dúvida de que a manutenção será uma garantia. Quanto ao Benfica, voltou aos golos, voltou às vitórias, voltou às goleadas e mais importante que isso, voltou Cardozo. Hat-trick, o terceiro nesta liga, e desta feita nenhum de 'penalty'. Sinal para o Porto.

Ontem, em Setúbal, entrou em campo o Sporting, com sede de vitórias. O adversário não podia ser melhor: o Vitória de Setúbal, que tão mau campeonato tem feito, continuou a segurar a lanterna vermelha. O Sporting ainda está longe das exibições que se pedem a um candidato ao título, mas a eficácia voltou. Importante, muito importante. Mais: Liedson voltou aos golos, e logo com dois (se bem que aquele 2º, que anedota!). Mais ainda: desde a 3ªjornada que os leões não venciam fora.
Este Sporting precisa de melhorar, certo. Mas se a eficácia regressar, tudo será mais fácil. A equipa melhorará animicamente, os processos serão mais fáceis e a busca do golo fará mais sentido. Com Matías a melhorar cada vez mais, com o regresso de Izmailov e com o "Levezinho" a voltar aos golos, o Sporting pode pensar num futuro melhor. No entanto, a tentativa de mudar um esquema leva tempo; enquadra-se mais numa fase de pré-época. Mudar um esquema é diferente de conseguir melhorias nesse esquema. Pode haver mudança sem sucesso. O Sporting já vence mas... não convence. Veremos a sua evolução ao longo destes próximos meses e veremos se tem capacidade para voltar a grandes exibições regulares ainda esta época...

Sem comentários:

Enviar um comentário