sábado, 26 de dezembro de 2009

Sporting de Braga, o famoso líder


Estamos a chegar ao fim de mais um ano civil. Não um ano futebolístico. Mas a verdade é que, olhando para trás (e para a frente), podemos perceber que pouco ou nada mudou no futebol nacional. Os salários em atraso mantêm-se, novos jogadores estrangeiros às dezenas, sempre o mesmo marasmo no topo da classificação e, por fim, vários casos de arbitragem pelo meio. Mas nesta mediocridade, há alguém que escapa: joga numa Pedreira e dá pelo nome de Sporting de Braga.

Pode-se dizer que este é um clube um pouco à parte dos restantes "pequenos". Tem uma estrutura diferente, um grande presidente/gestor, uma massa adepta que se começa a tornar fiel e tem outros objectivos. Ainda não se podem dizer que sejam objectivos de "grande", mas são diferentes. O Braga está cada vez melhor. Agora, chamamos-lhe líder. E merece. Pelo trabalho desenvolvido nos últimos anos, António Salvador já merece algo de melhor que apenas o 4ºlugar. Com a fraqueza do Sporting, o pódio parece estar garantido. Falta agora saber se conseguirá aguentar a pedalada inicial e manter-se nesta posição até ao final do campeonato.

A posição de Domingos é clara: a sua equipa não é candidata ao título. E para a maior parte das pessoas, não o é de facto. O que esta equipa tem de continuar a fazer, é a provar dentro do campo, jogo após jogo, que o é. Não fazê-lo numa conferência de imprensa ou numa entrevista, mas sim no relvado, Domingo a Domingo. E só assim poderá adquirir mais respeito do que agora tem.

O Braga não tem um grande orçamento. Contrata vários jogadores a custo zero, joga com alguns empréstimos e é um clube vendedor quando assim o tem que ser (João Pereira já foi). O Braga nunca foi vice-campeão sequer. Ainda não ganhou Taças. Mas mesmo nestas condições, começa-se a tornar num histórico do futebol nacional. Vários 4ºs lugares e nem com a sucessão de treinadores (Jesualdo, Manuel Machado, Carlos Carvalhal, Jorge Costa, Rogério Gonçalves, Jorge Jesus, Domingos) tem perdido qualidade. Olhando para este plantel, há jogadores de grande qualidade. Eduardo, Evaldo, Rodriguez, Hugo Viana, Alan, Meyong entre outros, fazem as delícias dos adeptos bracarenses.


E são líderes, é preciso não esquecer. Com um mau início de época, redimiram-se e transformaram, até agora, numa época de sonho. Um sistema de ataque, jogos em casa em que quem manda é o anfitrião, atitude de grande. 14 jornadas estão feitas. Em casa, não há quem lhe vença. Apenas Yontcha(Belenenses) se atreveu a marcar a Eduardo. Igual ao Benfica, com 4 de avanço sobre o Porto. Este Braga aposta na continuidade e Domingos terá ficado satisfeito ao saber que Meyong não vai à CAN. A 2ªvolta vai ser dura, as deslocações à Luz e ao Dragão avizinham-se muito difíceis. Resta saber se terá capacidade para aguentar este ritmo.

Este ritmo de verdadeiro campeão.

Sem comentários:

Enviar um comentário