sábado, 12 de dezembro de 2009

O ressuscitar do Dragão

O FC Porto parece estar de volta ao seu valor real. Ou pelo menos, querer estar de volta. Esta subida muito tem a ver com dois homens: Fucile e Varela. Um que prima pelo equilíbrio da equipa, o outro pelo desequilíbrio (positivo, claro).

Com Sapunaru este Dragão é diferente. Sapunaru é um jogador que sobe algo mal, desequilibrando a equipa e que ainda falta melhorar quando perde bola. Saber jogar sem bola é ainda mais importante do que jogar com ela colada nos pés. Fucile não. Joga bem com e sem ela. Sobe muito bem, qualidade que foi melhorando ao longo destes anos no Norte. As suas subidas, permitem um maior apoio ao extremo, sendo ele Varela, Rodriguez ou Hulk. Desta maneira, o médio interior do lado destro pode ser na verdadeira assunção da palavra, INTERIOR. Sendo Meireles, Guarin, Belluschi ou Valeri, o médio pode ocupar os terrenos que mais gosta e, sobretudo, que Jesualdo mais gosta.
A outra "coisa" boa em Fucile, é o saber jogar sem bola. Se a perder, sabe recuperar a posição rapidamente e vê-se Sapunaru, não poucas vezes, "aos papéis". E mais: o uruguaio é mais inteligente que o romeno que às vezes parece nem levantar a cabeça em campo.

No ataque, Varela é o "novo" elemento. Com Rodriguez em baixo de forma e Hulk a atravessar fase de algumas manias (agora nem tanto em ambos os casos), Varela apareceu como que um Deus para salvar este Porto. Criatividade, técnica, fintas e golos vêm dos pés deste negro que pode ser opção no Mundial. Apesar da melhoria dos dois concorrentes directos do português, Varela parece já ter conquistado a simpatia dos exigentes adeptos portistas. A concorrência é forte, mas com Belluschi em fase de adaptação, ganha força a hipótese Rodriguez para o meio-campo. E sendo assim, Varela tem lugar mais que seguro no onze. Veremos como se desenvolve o ex-Estrela. Não sendo um jogador fabuloso, é um jogador que mantém sempre um nível exibicional bom e tem momentos de grande qualidade.

Este Porto está a subir. Desde o regresso do "gigante" Bruno Alves aos golos, até à tentativa de Hulk de voltar ao normal, este Porto cresce a olhos vistos. Jesualdo Ferreira está finalmente a encontrar a solução certa para o FCP 2009/2010. E que bom para o futebol português!

Sem comentários:

Enviar um comentário