quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Comentário à 6ªjornada

Numa jornada que só fica completa no dia 12 de Outubro, destacou-se o FC Porto-Sporting e Hulk. Sim, Hulk.

Começando, no entanto, por 6ªfeira, o Braga manteve a liderança. Numa primeira parte controlada pela equipa do Olhanense, a expulsão de Ventura em cima do intervalo ( e consequente penalty falhado por Meyong) foi decisiva no desfecho do jogo. O Sp.Braga partiu para cima da equipa anfitriã, jogou bom futebol e Alan e Mossoro iam dando muito que fazer à defesa algarvia. Adriano voltou à competição, vários meses depois do último jogo ao serviço do FC Porto.
Alan decidiu o jogo aos 92 minutos e deu os 3 pontos aos arsenalistas, que lideram o campeonato com 6 vitórias em outros tantos jogos.

No Sábado, realizaram-se 5 jogos. Durante a tarde, grande destaque para a vitória da Naval no Caldeirão dos Barreiros. Kerrouche foi o herói com 2 golos marcados e nem Baba, nem Marcinho, nem Djalma serviram para contrariar o resultado. Carlos Carvalhal foi despedido e aos maritimistas resta pensarem bem no seu futuro.
Em Vila do Conde, a Académica acabou por surpreender, pois todos esperavam uma vitória da equipa local, o Rio Ave. O jogo foi amorfo, quase sem oportunidades e o 0-0 é totalmente justo.
Em Setúbal, o Paços veio confirmar as fragilidades sadinas. Apesar do Vitória ter ganho na Figueira da Foz, na semana anterior, perdeu em casa contra uma equipa do seu campeonato. Está agora provado que o Setúbal não tem, de facto, equipa para sonhar com grandes coisas. Manutenção já será uma sorte.

E depois, Dragão. Aqui, passou-se o primeiro clássico da temporada e o FC Porto assumiu a superioridade que já todos esperavam. O Sporting nem foi tão mau quanto se pensaria, mandou uma bola à barra por Postiga, mas mostrou um fio de jogo muito irregular.

Mas vamos ao destaque do jogo: Hulk. Jesualdo havia dito para esperarem pelo Incrível. Pois bem, ele respondeu.
1 minuto: Hulk arranca, passa a Falcão e este falha o golo já dentro da área.
2 minutos: Hulk arranca pela direita, corre e cai perto da área. Duarte Goms (que péssima arbitragem) assinala falta inexistente. Livre e golo de Falcão.
5 minutos: Hulk arranca novamente, faz de novo o passe para Falcão e este remata para grande defesa de Patrício com o pé direito.

Hulk respondia "presente" à chamada de Jesualdo Ferreira. E lá foi ele entre arrancadas e remates, querendo mostrar o porquê de meia Europa olhar para ele com olhos de ver. Postiga cabeceou à barra aos 19', o Porto recuou e o jogo adormeceu ligeiramente.
Quando as equipas voltaram do intervalo, FCP e Hulk voltaram com a atitude do início do jogo, Belluschi ia aparecendo e aos 51', Hulk teve a bola e pronto... Penalty sobre ele e expulsão de Polga. E Falcão falha!!

O jogo estava muito mau para o Sporting. Nada mudou, o jogo caiu de qualidade, e aos 93' ainda tempo para Paulo Bento e Veloso serem expulsos. Os dragões venciam 1-0 e o Sporting fica a 8 pontos do Braga. Longe...

Na 2ª feira, tempo para o empate entre Guimarães e Leiria.

Onze da jornada:

Cássio(Paços)- Grande exibição em Setúbal, segurando a vitória.
Maxi Pereira (Benfica) - um golo, boa exibição e Leixões a zero.
Orlando (Académica) - a Briosa precisava de não perder e ele, como patrão da defesa, ajudou a isso mesmo
Fábio Faria(Rio Ave) - durante a semana, falou-se no interesso do Benfica no jovem central. o Rio Ave é a melhor defesa do campeonato e mais um jogo sem sofrer golos...
Álvaro Pereira (FC Porto) - Seguro a defender, comboio a atacar. O uruguaio faz esquecer rápido Cissokho, e se não há Varela, há Álvaro.
Vandinho (Sp.Braga) - exibição segura em Olhão e Madrid, aquele que esteve emprestado ao Porto, não tem hipóteses.
Maykon (Paços) - marcou um golo fundamental em Setúbal e deu os 3 pontos ao Pçaos.
Alan (Sp.Braga) - marcou novamente o golo da vitória tal como tinha feito na semana passada. Perfila-se como o líder ofensivo deste Braga.
Kerrouche (Naval) - O médio da Naval apareceu em grande e marcou os golos da vitória da equipa de Inácio. Fundamental!
Hulk (FC Porto) - provou a tudo e todos que continua a saber o mesmo do ano passado. Medo para os adversários, diga-se.
Cardozo (Benfica) - É o melhor marcador da Liga, e muito contribuiu para a média de 3,5 golos em 6 jogos do glorioso. Já leva 7 golos, mais do que um por jogo, em média.


Figura da jornada: Hulk - de facto, está presente. Pode fazer 2 ou 3 jogos menos bons, mas resolve um jogo num ápice. Ainda hoje, contra o Atlético, voltou a dar um ar da sua graça.

Golo da jornada: Nuno Assis (V.Guimarães)

Treinador da jornada: Augusto Inácio (Naval) - levou a sua equipa à primeira vitória no campeonato. Parabéns.

Momento: Falcão (FC Porto-Sporting, 2 minutos) - o golo da vitória. Palavras para quê?

Equipa da jornada: FC Porto. Os dragões alcançaram uma vitória e puseram para trás as derrotas (ridículo falar de crise). Hoje, ao At.Madrid, voltaram a ganhar. Recuperam os ânimos e partem para cima dos adversários. Começam a engrenar. Medo!

Sem comentários:

Enviar um comentário