domingo, 6 de setembro de 2009

Selecção rima com desilusão

Pois é. Parece que confiança, atitude e bom futebol não chega. A Dinamarca conseguiu contrariar novamente a lógica do futebol, e levar de "vencido" (sim, este empate sabe a derrota) um Portugal que tem falta, sobretudo, de um bom treinador.
Mas não é só o treinador que falta. De C.Ronaldo, dito o melhor do mundo, as jogadas fabulosas que se esperam tardam em aparecer na selecção. Ou melhor, a reaparecer. Lembram-se de o Ronaldo até ao Mundial 2006? Pois bem, esse nunca mais voltou. Diz ele que quer chegar ao nível de Maradona? Oh meu Deus, se ele tentasse o nível de Figo já seria muito bom. Maradona jogava em qualquer clube e...na SELECÇÃO!! De certeza que CR9 se enganou.
Além disso, e para complicar um bocadito mais, até a nossa defesa (constituída por grandes jogadores) falhou e Bruno Alves ficou a olhar para o tiro de Bendtner.
Passando à história do jogo, Portugal entrou num 4x4x2 em losango, sem ponta-de-lança (que grande asneira de Queiroz) e com uma pressão alta e forte. A partir dos 20 min (altura em que a Dinamarca teve uma grande oportunidade de golo), Portugal começou o massacre. Deco pegou na batuta, Simão e Ronaldo iam acompanhando-o mas faltava lá o tal ponta. Simão falhou escandalosamente, algumas jogadas muito perigosas e continuava o massacre com toques curtos e precisos. Mas aos 42', apareceu a Dinamarca, Bendtner também e os velhos problemas do futebol também: afinal, quem não marca, sofre.
Intervalo. Entra Liedson, sai Tiago e o bom futebol. Com o losango desfeito (segunda grande asneira de Queiroz), Portugal desfez-se também, e os velhos problemas da selecção também. Custava muito a Queiroz, manter o losango com Ronaldo e Liedson na frente e Simão como interior-esquerdo?? Nada disso. Mudemos então a estratégia e baixemos o bloco. Pois, muito mau...
Portugal voltou ao jogo aos 70', altura da entrada de Nani, o massacre recomeçava. Voltou o losango. Ronaldo e Liedson, Nani a interior, Simão fora. E aos 80', Nuno Gomes para o lugar de Meireles. Tudo por tudo. Da Hungria chegava o golo dos anfitriões e a grande notícia que todos esperavam. Faltávamos nós. E eis que ele apareceu. Era ele, sim! Levezinho resolve!
Mas a Suécia também resolvia. Ou melhor, foi preciso utilizar o mago sueco. Ibracadabra. E aí estava ele, a marcar o golo que coloca, provavelmente, a Suécia no play-off para o Mundial da África do Sul. Aquele play-off que nós, de facto, não merecemos. 36 remates, 1 golo?? 1????????!!!! Meu Deus, muito fraco.
Venha 2012! É hora de renovar: Maniche tem 32, Liedson 31 (mas ainda serve, claro), Nuno Gomes 33, Deco 33, R.Carvalho 32. Somem-lhe mais 3. Pois é. Acabaram. Venham Veloso, Moutinho, Ruben Micael, Edinho, Hugo Viana talvez. Mas venham! Venha um trinco que acabe com Pepe a médio. Venha a evolução de André Marques para resolver o problema eterno. Mas venham, por favor, de preferência rápido!

Sem comentários:

Enviar um comentário