terça-feira, 8 de setembro de 2009

França e Argentina, as nossas companheiras

Neste momento, não é só Portugal que está a ter dificuldades para conseguir o apuramento para o Mundial 2010, que se irá realizar na África do Sul. França e Argentina, se bem que em melhores condições que a nossa selecção, estão a ter dificuldades inesperadas nesta qualificação.
A França, treinada por Raymond Domenech, quase de certeza que não vai conseguir qualificação directa, pois quando faltam 3 jogos para o fim do apuramento, a Sérvia lidera o grupo com mais quatro pontos que os "blues" e recebe-os amanhã à noite, em Belgrado. Pode-se dizer que Raymond Domenech nunca foi um treinador que reuniu consenso no seu país e depois do EURO 2008 esteve para ir embora. Mas continuou, e desta vez tudo está ainda mais difícil para o treinador, que nunca se viu em tal situação.
Agora, até Henry vem criticar em público o seu treinador. Como se sabe, a opinião do jogador do Barcelona tem peso, visto ser o capitão de equipa e o melhor jogador da selecção. Será que mesmo que a França passe o play-off de apuramento (que é bem provável), Domenech se manterá no cargo? Questão para se responder dentro de poucos meses.

Quanto à Argentina, atravessa outro tipo de dificuldades. Eu nem sequer lhe chamaria "dificuldades". Passo a explicar: na América do Sul, os quatro primeiros classificados passam directamente ao Mundial, e o 5º classificado jogará um play-off com uma equipa da América do Norte/Central/Caraíbas. A Argentina, portanto, para não passar sequer ao play-off, teria de ficar em 6º. O que se avizinha difícil:

1 Brasil 30 15
2 Chile 27 15
3 Paraguai 27 15
4 Argentina 22 15
5 Colômbia 20 15
6 Equador 20 15
7 Uruguai 18 15
8 Venezuela 18 15
9 Bolivia 12 15
10 Perú 10 15

Os jogos que faltam à Argentina são: Paraguai (amanhã de madrugada) fora
Perú casa
Uruguai fora

Ao Equador: Bolívia fora
Uruguai casa
Chile fora

À Colômbia: Uruguai fora
Chile casa
Paraguai fora

Como se pode ver, a tarefa da Argentina não é assim tão difícil, visto que os seus opositores jogarão com adversários difíceis (excepto no Bolívia-Equador) e a selecção das pampas ainda receberá o Perú (estranho estar tão mal).
Tal como "El Niño" Torres disse, um Mundial sem França, Argentina ou Portugal não é a mesma coisa. E, de facto, não é. Mas parece que Portugal não está para isso e quer dar o seu lugar à Suécia. Para bem do futebol mundial, as melhores selecções devem estar na África do Sul. Agora é vossa a palavra, senhores.

Sem comentários:

Enviar um comentário