domingo, 20 de setembro de 2009

Braga, Domingos, Alan... Líder!

Ontem foi dia de, ao que parece, "jogo grande". Sporting Clube de Braga e Futebol Clube do Porto defrontaram-se na Pedreira, numa noite de bom tempo e em que sobressaiu um jogador: Alan.

O Sp.Braga foi fiel ao seu sistema táctico habitual e alinhou com o bloco subido com Alan, Mossoro e Hugo Viana a jogarem à frente de Vandinho, no apoio a Paulo César e Meyong. Mais de 20 mil espectadores presenciaram o assumir de uma candidatura do Braga a um campeonato, pelo menos, diferente. Mas atenção: é apenas uma candidatura.

O Braga entrou forte e, na mesma jogada, teve 3 cantos. O Porto tentou responder, equilibrou o jogo, mas Varela não chegava para as encomendas. Sozinho ninguém consegue nada. Aos 18 minutos, dá-se o caso do jogo: Alan entra na área, aparece Álvaro Pereira, o brasileiro toca a bola para o lado e o uruguaio derruba-o. Penalty que ficou por assinalar. Mas o Braga não esmoreceu. Passados poucos minutos, Alan voltou a aparecer, tocou para Vandinho, este cruzou e Meyong ficou a escassos centímetros de desviar para a baliza e inaugurar o marcador. Aos 30', podia-se dizer que o Braga estava melhor.

E assim cotinuou. No meio-campo, os arsenalistas ganhavam claramente a batalha e com a desinspiração de Freddy Guarin, reclamava-se por Belluschi. Este, inexplicavelmente, não apareceu durante todo o jogo. Chegou-se ao intervalo e o Braga provava que entrava sem medo contra o tetra-campeão nacional. Valia Varela aos dragões e sempre Varela. Falcão só aparece quando o servem, Hulk desinspirado e Guarin igual, valia mesmo Varela.

Aos 60', Jesualdo finalmente mexeu. Chamou Rodriguez e Farias, tirou Meireles e Falcão e pôs Rodriguez a desempenhar o papel de Belluschi e, depois do golo de Alan a jogar em 4x2x4. Quando o Porto tentava partir para o domínio do jogo, Alan apareceu de novo. Tirou um cruzamento longo, a bola desviou em Varela, traiu Helton e estava feito o golo. Restava aos azuis-e-brancos tentarem ir em busca do prejuízo.

E aí sim, viu-se um Braga defensivo. Entrou-se nos 75' e a pressão era cada vez maior. Hulk e Rodriguez tentaram a sua sorte, sem sucesso. Bruno Alves deixou a defesa, para ser ponta-de-lança. E onde estava Belluschi? Sentado no banco. Nem Mariano para a amostra.

4 minutos de compensação. A Pedreira animava-se com a real possibilidade de ganhar ao FC Porto. Fucile cruzou, Varela tocou, Farias ganhou o ressalto e atirou com destino à baliza... Mas estav lá Eduardo. E que defesa!!
E mais um minuto... Canto para o FCP, Farias atira e...golo?? Não, Eduardo defende novamente!! E que bom para o Braga ter o guardião titular da selecção nacional em dia sim. Ele estava bem, a equipa também e Domingos fez o que sabia... Ganhar!

Sem comentários:

Enviar um comentário