quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Agora toca-vos a vocês serem grandes...

Foi no dia 6 de Setembro (faz um ano no Domingo) que Portugal se estreou no Grupo 1 da fase de apuramento para o Mundial 2010. Nada de anormal, viagem a La Valetta para golear por 4-0 a selecção de Malta. Tudo bem.

Passávamos a quarta-feira, dia 10. Era o primeiro teste a sério de Portugal. Vinha aí a Dinamarca. Lisboa vestia-se de vermelho (portugueses e dinamarqueses),a confiança era grande e tudo começou novamente de maneira normal, Nani a inaugurar o marcador aos 42' depois de um autêntico massacre na 1ªparte. O público ia ao rubro, a confiança ia aumentando e a Dinamarca ia vendo o espectáculo. Tudo corria bem, mas a partir dos 70' Portugal começou a adormecer, a subestimar os nórdicos e Bendtner aos 84' marcou o golo do empate. Silêncio em Alvalade...

Mas...Aos 86', há penalty para Portugal. Deco, a estrela do jogo até àquele momento, chegou-se à frente para bater o penalty que ninguém queria marcar... Muita pressão, o estádio calado. Tinha de ser ele, ele merecia aquilo. E marcou! E o estádio explodiu de alegria, todos pensavam que a selecção nacional tinha a vitória garantida. Mas no futebol, meus amigos, tudo é possível... 90 minutos, canto e golo de Poulsen. Agora sim, silêncio completo, a festa era dos nórdicos. Mas piorou ainda mais... Aos 92', depois de novo canto, Quim sai mal a punhos, Jensen de fora da área remata, a bola sofre um desvio e fixa o resultado em 2-3. Era a derrota que parecia impossível, aquela que tornou esta qualificação num pesadelo.

Vieram 3 empates a zero: um na Suécia, na pior exibição desta qualificação; um em Braga, contra a Albânia, num massacre que acabou por resultar em nada (tal como contra a Dinamarca); e outro contra a Suécia, no Dragão, e que voltou a ser muito frustrante para os portugueses.

Portugal, a partir daqui deixou de poder errar novamente. Mas mesmo assim, no dia 9 de Junho, em Tirana, Portugal voltou a dormir, depois do golo aos 29' de Hugo Almeida. Sofreu o empate e apenas no último minuto conseguiu a vitória com golo de Bruno Alves, um golo de raiva. AQUELE GOLO! Um homem que dá tudo pela camisola e que a sente, marcou AQUELE golo! Permite agora a Portugal sonhar...

É sábado, que Portugal começa a jogar uma das quatro cartadas decisivas para o Mundial. Em Copenhaga, Portugal está obrigado, novamente, a ganhar. Com Liedson, Portugal está na máxima força. Não há margem de erro. Portugal está confiante, recuperou a alegria, e quer a vitória! Nós conseguimos se jogarmos o que sabemos, e a Dinamarca está desfalcada.

Resta esperar para ver...FORÇA PORTUGAL, NÓS CONSEGUIMOS!

Sem comentários:

Enviar um comentário