quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Suecos, agradecam a Azzipardi!

La Valetta, 9 de Setembro de 2009. Joga-se a 9ªjornada do grupo 1 de qualificação para o Mundial 2010. Malta-Suécia. 0-0. Grande surpresa. Estávamos no minuto 80, eu estava a ver o jogo e estava muito satisfeito por ver que Malta estava a fazer a vida negra a uma equipa que jogou com Ibra, Elmander ou Kallstrom.
A esperança de um empate começou a nascer para mim. Mas um minuto depois deste meu pensamento ter ocorrido, Elmander rematava para Azzipardi encostar para a baliza de Malta. Azzipardi? Sueco? Não! Maltês. Pois é. A Suécia ganhou em Malta com um auto-golo aos 81 minutos. De facto, muita sorte. Já no passado sábado, na Hungria, tinha ganho no último minuto com um golo fortuito de Ibrahimovic. Agora, a sorte voltou a bafeja-los. "A sorte protege os audazes"? Não neste caso. Sorte que Portugal ainda não teve neste apuramento.
Mas passado algum tempo, da Albânia chegavam boas notícias. A Dinamarca empatava a 1 e vê-se assim obrigada a não perder contra a Suécia, que favorece, e de que maneira, a selecção de todos nós. Bogdani ajudou-nos e contrariou o que Bendtner teimava em fazer: tramar Portugal!
Quanto a Portugal, com uma exibição bastante abaixo das expectativas, lá conseguiu a vitória que todos queriam, e temos de dar graças a Pepe por 3 pontos que são fundamentais nas nossas aspirações. Do Grupo 9 chegou também a certeza de que Portugal, se ficar em 2º no grupo 1, vai ao play-off do Mundial, visto fazer 13 pontos em jogos sem ser contra Malta, superando os 10 pobres pontos da Noruega.
Mas não fiquemos demasiado contentes: no play-off estarão 3 selecções muito complicadas: França, Croácia e Rússia ou Alemanha (a Rússia está um ponto atrás, mas recebe os alemães na próxima jornada).
É esperar para ver. Portugal cumpriu a obrigação, foi ajudado pela Albânia, e quase ajudado por malta. Mas não foi assim tão mau a Suécia ter ganho 1-0: recorde-se que uma goleada dos nórdicos seria desastroso na questão do goalaverage. Do mal, o menos.
Agora esperemos por Outubro. mês de todas as decisões. Ganhar dois jogos e esperar que Bendtner e companhia, desta vez, nos ajudem. FORÇA PORTUGAL!

Sem comentários:

Enviar um comentário