terça-feira, 1 de setembro de 2009

Comentário à 3ªjornada

Bem, a partir desta jornada vou introduzir o comentário à jornada. Parece-me necessário, visto tratar-se de um campeonato onde há tanto por onde se pegar.

Sábado, a jornada iniciou-se com mais um empate a 0, pobre para duas equipas que têm bons avançados e, sobretudo, o Vitória era obrigado a fazer mais. Mias com um treinador conceituado, belíssimos jogadores e por jogar num campo, que apesar de difícil, era acessível aos minhotos.
Na Figueira da Foz, FC Porto e Naval reuniram-se para um espectáculo com 4 golos e que o Porto pareceu "querer" perder, quando depois do 1ºgolo se retraiu como se a Naval se tratasse de um Chelsea ou de um Barcelona. A 2ªparte foi diferente e os dragões partiram em busca de um resultado melhor e obtiveram lucros por Varela, com um grande passe de Falcão, que vai-se afirmando como um substituto à altura de Lisandro Lopez. Rolando ainda pôs alguma emoção com um auto-golo, mas passados dois minutos chegaria a altura de Farias resolver o jogo. O FC Porto, como equipa, vai chegando ao ponto ideal e faltará pouco tempo até a máquina azul-e-branca engrenar definitivamente. Falta saber se este ano o Benfica terá andamento para o acompanhar.

Domingo, foi dia de mais dois empates a zero e dia para o Leixões provar que este ano está bastante mais fraco. Jogou mal em casa frente ao Rio Ave e só conseguiu o empate por mera sorte. Sorte que não teve o Marítimo, que a jogar em Leiria, conseguiu "secar" os avançados fortes leirienses (Cássio e Carlão) e produzir bom futebol através de jogadas rápidas por Kanu, Baba e Marcinho. Quando Pitbull estiver pronto para a titularidade, a frente de ataque maritimista vai fazer muitos estragos nas defesas adversárias.
A seguir foi o jogo entre dois clubes históricos, Sp.Braga e Belenenses que protagonizaram um bom espectáculo que terminou com a justa vitória da equipa comandada por Domingos Paciência e bis de Hugo Viana que bom vê-lo em forma, 6 anos depois, pode ser que quando Deco abandonar a selecção ele possa ocupar o seu lugar).

Por fim, o Académica-Sporting, que terminou com vitória para os leões de 2-0. No entanto, a Académica chegou a ser superior na 1ªparte, o Sporting fez meia-hora ( os últimos 30 minutos de jogo) em condições e, de facto, não demonstra estar ao nível de Porto e Benfica. Muito apático, com falta de imaginação e a errar muitos passes, chegou ao intervalo empatado com uma Briosa que jogou melhor do que aquilo que se viu contra o Paços, mas mesmo assim longe de ser bom.
Com a entrada de Vukcevic, o Sporting começou a ganhar a batalha a meio-campo (até aí, só Yannick mexia na equipa), a jogar melhor futebol e a ter criatividade que saía quase sempre dos pés do montenegrino ou de Yannick (não se percebe, como é que não tira o lugar a Postiga). Os laterais, no entanto, não apoiavam o ataque e aos 68 minutos, Pedro Silva devia ter ido para a rua por entrada sobre Cris que lhe devia ter valido o 2ºamarelo. A Académica desanimou com o golo sportinguista (aos 64), e com a expulsão de Miguel Pedro (76'), ficou tudo mais difícil. Volvidos 8 minutos, o jogo decidiu-se através do já falado Yannick, depois de uma falha de Orlando, que permitiu a Saleiro isolar-se e entregar de bandeja o golo ao avançado sportinguista. Destaque para a 1ªvitória dos leões nesta Liga e o regresso de Liedson aos golos (mesmo antes do jogo da selecção).

Mas foi ontem que o jogo da jornada aconteceu. Depois de Nacional e Olhanense empatarem a 1, o Benfica entrou em campo decidido a vencer um Setubal muito fraco. Com uma equipa remodelada e com uma revolução (para pior) enorme no plantel, o Vitória entrou a jogar em 5x3x2, sendo que a linha de 3 centrais foi demasiado frágil para o ataque do Benfica (Djikiné veio da Covilhã? Devia voltar para lá!). O Benfica não esperou muito tempo e aos 16 minutos, depois de já ter criado 2 ocasiões de golo falhadas por Di Maria e Cardozo, chegou à vantagem através de Javi Garcia, depois de um canto de Di Maria. Passados apenas 5 mniutos, e quando os sadinos se tentavam recompôr, chegou o 2º golo, através de Luisão, depois de livre de Aimar. Aos 29 minutos, falta sobre Ramires dentro da área e penalty! "Quem é que vai substituir o Cardozo nos penalty's?" foi a pergunta que muitos adeptos devem ter feito... Mas foi ele mesmo! Atirou e...GOLO! 3-0, aos 29 mniutos. Começava-se a pensar numa goleada histórica. E assim aconteceu.
Os encarnados não tiraram o pé do acelerador, Aimar com dois toques de génio marcou o 4º, Ramires, depois de assistência de Cardozo marcou o 5º, Cardozo marcou o 6º e o 7º e Nuno Gomes, poucos minutos depois de entrar marcou o 8º. Keita, na última jogada do encontro, reduziu para ... 8-1! História na Luz, que há 16 anos que não via tantos golos do seu clube.




Aqui fica o onze da jornada:

Nilson (V.Guimarães)- em 3 jogos, sofreu um golo e fez mais uma boa exibição.
Ruben Amorim (Benfica) - contribuiu na manobra ofensiva da equipa e ajudou Ramires.
Carriço(Sporting) - vai-se destacando como único elemento da defesa sportinguista a manter um nível exibicional elevado
Diego Gaúcho (U.Leiria)- contra um ataque rápido e de grande qualidade, ajudou a manter a baliza de Djuric inviolável
Álvaro Pereira(FC Porto) - parece que a sina de más contratações para o lado esquerdo da defesa acabou. Depois de Cissokho, o uruguaio afirma-se como grande.
Ramires(Benfica)- funcionou a perfeição com Amorim, marcou um golo e jogou muito bem
Hugo Viana(Sp.Braga)- ao fim de 6 anos, no regresso a Portugal, marcou dois golos, fez jogar e entregou os 3 pontos aos bracarenses
Varela(FC Porto)- joga e faz jogar o nº17 dos dragões. Se não há Hulk e Rodriguez, há Varela e o uruguaio vai ter dificuldades para recuperar o lugar. Fantástico cruzamento no 1ºgolo e grande desmarcação no 2º.
Aimar(Benfica)- está de volta "El Mago". O 4º golo...génio!
Falcão(FC Porto)- 3 jogos, 3 golos do colombiano que voa. Melhor só aquele passe magistral no golo de Varela que deu algum descanso aos dragões
Cardozo(Benfica)- Primeira vez que marcou na Liga e logo...3 golos! Hat-trick, o primeiro em Portugal. Regressou também aos golos de penalty e disse "presente" numa época em que as expectativas são elevadas. Para já, igualou Falcão...

Figura da jornada: "Tacuara" Cardozo. Estive muito indeciso entre ele e Hugo Viana, mas o paraguaio marcou o seu primeiro hat-trick. Além disso, marcou de penalty, que é fundamental para lhe dar confiança para os próximos desafios. Faz uma dupla temível com Saviola e promete muitos golos nesta época futebolística. É esperar para ver...

Equipa da jornada: Benfica, de novo. Marcou 8 golos que, apesar de ter sido ao Setubal, é qualquer coisa de extraordinário. Tem um grande poderio ofensivo e vai melhorar defensivamente relativamente ao ano passado. Mas será que mantêm o nícel exibicional?

Momento da jornada: Coimbra, 0-1. Liedson voltou aos golos numa fase muito importante. Sábado será titular frente à Dinamarca precisava deste golo... E o Sporting também!

Sem comentários:

Enviar um comentário