sábado, 26 de setembro de 2009

FC Porto-Sporting

Hoje joga-se o primeiro grande clássico deste campeonato. FC Porto e Sporting entram no relvado do Estádio do Dragão às 19:15. Novamente Jesualdo vs Paulo Bento.

As estatísticas dizem que cada um leva 3 vitórias, sendo que já empataram por duas vezes. Servirá este jogo para desempatar ou acentuar ainda mais o equilíbrio que se verifica entre os dois?

Olhando para o momento das equipas, encontramo-las em fases distintas. O Sporting parece começar a encontrar o caminho das vitórias sem, no entanto, atingir um nível exibicional que convença os adeptos a prová-lo, estão as assistências em Alvalade).
O FC Porto vem de duas derrotas (Londres e Braga) e procura de novo a estabilização, ainda para mais a jogar em casa.

Jogando em casa e perante as fragilidades defensivas do Sporting (Veloso vai jogar na esquerda e a defesa não tem acertado neste início de época), os dragões partem como claros favoritos à conquista dos 3 pontos. Mesmo sem Varela ou Rodriguez, o Porto pode claramente ultrapassar ESTE (e sublinhe-se, ESTE) Sporting; quanto ao Sporting, pode dar graças a Deus de ter Pedro Silva e André Marques lesionados: se não estivessem, seriam titulares e entre ter uma dupla Abel/Veloso ou ter uma dupla Pedro Silva/Marques, preferia claramente a 2ª opção.

Será que este leão conseguirá aguentar um adversário superior a qualquer outra equipa que defrontou este ano (excepto o Braga talvez)? A mim, parece-me que não. A equipa parece desentrosada, Matías ainda não se adaptou e Paulo Bento parece estar a sofrer um retrocesso táctico que só prejudica o clube de Alvalade.

Izmailov ainda não está apto, Angulo não me parece ser a melhor opção, Caicedo é uma incógnita e Polga parece não querer beneficiar o Sporting. Tudo isto me leva a pensar que os leões não vão ter capacidade para aguentar um Porto que está sedento de vitórias e quer provar aos adeptos que continua forte como sempre.

Do lado do FCP, Jesualdo parece apostar em Mariano e Belluschi, tirando Varela (lesão) e Guarin, mantendo a estrutura táctica. Será que não estaria na hora de inovar? Eu acho que sim. Talvez se o Porto jogasse com um meio-campo de quatro homens (tal como o do Sporting) com Fernando, Meireles, Guarin e Belluschi conseguisse ter ainda maior vantagem sobre a equipa de Paulo Bento. Mas parece que o mal-amado dos adeptos portistas, Mariano Gonzalez, vai mesmo ser titular.

O Dragão não vai encher, mas espero um bom espectáculo. Pelo bem do futebol português, que Porto e Sporting joguem futebol a sério. Quem ganhará? Ninguém sabe... Por volt das 21h, logo se verá.

Que role a bola!

Sem comentários:

Enviar um comentário