segunda-feira, 31 de agosto de 2009

A nova época europeia II

Quanto à Inglaterra, os "big four" ameaçam tornar-se "big five", pois o Manchester City (presidido por um árabe) fez várias contratações de peso como Lescott, Kolo Touré (dando grandes melhorias ao sector defensivo), Shey Given para a baliza, Adebayor, Tevez ou Roque Santa Cruz. Com um grande plantel, Mark Hughes tentará pelo menos, conseguir acesso à Champions League 10/11 (primeiros 4 lugares).
O Chelsea parece ser o mais forte pois não perdeu ninguém e teve um início de época arrasador (4 jogos, 4 vitórias). Conta nas suas fileiras com Hilário, Paulo Ferreira, Deco, Bosingwa e Ricardo Carvalho mas apenas os dois últimos têm estatuto de titular na equipa agora comandada por Carlo Ancelotti. Falta saber se com o italiano, os ingleses conseguirão a consistência e regularidade que tem faltado desde que José Mourinho se foi embora.
O Manchester United, agora sem CR7, parece estar mais fraco, mas nunca se deve subestimar a "velha raposa" Alex Ferguson, que contratou Valência, Owen e Obertan para suprir as faltas de Ronaldo e Tevez, que se mudou para o rival. No entanto, Obertan que é um grande craque com 20 anos, teve o azar de se lesionar logo neste início de época.
Quanto ao Arsenal, mesmo sem Adebayor, perfila-se como forte candidato graças à astúcia de Arsene Wenger para "fazer" miúdos e, com o regresso de Eduardo e a consolidação de Arshavin, promete não largar os primeiros lugares.
Por último, o Liverpool. Esse, perdeu Xabi Alonso e não contratou ninguém e teve um início de época como há muitos anos não se via. Se Rafa Benitez não recuperar a equipa rapidamente poderá ter algum dissabor a meio da época, pois a contestação é crescente. Parece-me que será o clube que o City poderá substituir nos primeiros 4 lugares no final da época (mas ainda é muito cedo para se falar...)


Por fim, a Alemanha.
O Bayern, com um grande plantel e um belíssimo treinador (Louis Van Gaal) não teve um início como esperava mas mesmo assim parte como claro favorito. Contratou Olic, Mario Gomez, Pranjic, entre outros, e, apesar de perder Lucio, manteve Ribery, o que é muito benéfico para o clube.
Resta saber o que a segunda linha composta por Hamburgo Líder à 4ªjornada), W.Bremen, Wolfsburgo, Schalke 04 e Estugarda poderão fazer, num campeonato que, por norma, é muito competitivo e propício a surpresas (o ano passado, o Wolfsburgo foi uma surpesa e só conseguiu conquistar o título na última jornada).

Sem comentários:

Enviar um comentário