sábado, 14 de novembro de 2009

Portugal-Bósnia

É hoje! O onze já está definido. Eduardo; Paulo Ferreira; Ricardo Carvalho; Bruno Alves; Duda; Pepe; Meireles; Deco; Nani; Simão; Liedson. Erros a apontar: um. Duda não é o jogador certo para travar quem passar pela direita ( Rahimic com Muslimovic, em princípio). Duda já provou ser jogador inseguro na defesa e hoje é de capital importância ter defesa segura. Devia ser Miguel a jogar na direita e Paulo Ferreira na esquerda.

A Bósnia não tem o ataque de Dinamarca o Suécia. Tem melhor. Tem duas setas como Ibisevic e Dzeko e um assistente como Misimovic. Nas alas, Muslimovic e Pjanic, o puto-maravilha do Lyon. Esta Bósnia tem um ataque poderoso, como o próprio Queiroz disse, mas nada que Portugal não possa parar. Para isso, Pepe joga no meio-campo. Isto permite a Portugal assumir uma linha de três centrais na defesa. Mas talvez seja mau, pelo facto de haver tendência para deixar mais solto Misimovic. Assim, Meireles terá de ter em cima de si toda a responsabilidade do equilíbrio na cional. E não estando em grande forma, torna-se um pouco arriscado... Assim, talvez fosse melhor jogar Veloso em vez de Bruno Alves, mas Queiroz não quer. As consequências só o tempo as revelará.

Meireles não está em grande forma. Talvez por isso, devesse jogar Veloso. Jogando ao lado de Meireles, seria mais fácil complementarem-se e ter um meio-campo mais forte, capaz de anular Muslimovic, Misimovic e Pjanic. Deco, o criativo, terá de ser obrigado a pisar terrenos mais recuados, o que vai prejudicar um pouco o poder de ataque da equipa. Assim, Nani e Simão terão a responsabilidade de desequilibrar e de abrir espaço para que Liedson possa fazer o que melhor sabe: golos.

Na defesa, a dupla de centrais Carvalho e Bruno Alves dão muita segurança ao sector. Mas é na faixa esquerda que Portugal "promete" ter mais dificuldades. Devia lá jogar Paulo Ferreira e Miguel ocuparia a faixa direita, tal como já disse. Mal pensado por Queiroz. Veremos se não há prejuízo de maior. Eduardo será o responsável pela baliza. Agarrou o lugar e está muito bem psicologicamente. É necessário que esteja pronto, pois vai ver pela frente Dzeko e Ibisevic pela frente. Fogo!

Esta Bósnia tem na defea o seu ponto fraco. Mesmo que jogue com três centrais, nenhum deles tem reconhecimento internacional. Rahimic, do CSKA Moscovo, é o único defesa bósnio que tem valor reconhecido a nível mundial.

É precios relembrar também as ausências nacionais: Bosingwa, importantíssimo nos desequilíbrios pelo lado direito; César Peixoto que estava pronto a assumir a titularidade na esquerda e que se lesionou há bem pouco tempo; Pedro Mendes, que levaria a que Pepe ou Bruno Alves saíssem da equipa; e, por fim, Ronaldo, que impõe sempre respeito a qualquer defesa. No fundo, 4 titulares. Na Bósnia, máxima força.

Em Portugal, Hugo Viana e Ruben Micael não foram convocados. Moutinho, em relativa má forma, foi. Depois, se Tiago é convocado, como é possível Hugo Viana não ser?? Torna-se ridículo ver esta convocatória. Ruben Micael, bem melhor que Motuinho, fica de fora. Depois, 5 centrais para quê?? Enfim... Torna-se também difícil compreender a escolha de Rui Patrício em vez de Quim.

Portugal, está na hora se ser grande!

Sem comentários:

Enviar um comentário