domingo, 15 de novembro de 2009

Bruno... ALVES! (E já agora, Pepe)

Bruno Alves foi considerado ontem o herói do jogo. De facto, foi. Mas a melhor exibição partiu dos pés (e da cabeça...) de Pepe. Na 2ªparte, em 16 passes que fez (entre curtos, médios e longos), apenas errou 1. Fez 6 recuperações de bola e 7 cortes. Na 1ªparte, havia feito um corte excelente que tirou o pão da boca a Ibisevic. Pepe fez duas faltas "úteis" na 2ªparte e sofreu também duas. Pepe fez, de facto, grande exibição, a destruir e mesmo a construir, vendo-se o jogador a pisar terrenos um pouco mais avançados do que é costume quando o vemos na posição de trinco.

Pepe foi o melhor; Bruno Alves o herói. Portugal foi, no geral, mediano. A espaços lá conseguia dar um esticão mas parecia, por vezes, não se querer chatear muito. Duda, por muito que digam o contrário, jogo pior que Paulo Ferreira. Não querendo isto dizer que o jogador do Chelsea jogou bem. Jogou, isso sim, menos mal. E Ferreira fez um corte absolutamente fundamental aos 83', quando Ibisevic tentou abrir para um colega de equipa que se preparava para fuzilar Eduardo dentro da área, mas o lateral apareceu em boa hora. É aqui que Portugal mais se sentiu das ausências. Não foi de Ronaldo, nem tanto de Pedro Mendes, mas sim de Bosingwa e Peixoto, que não sendo excelente, é bem melhor que Duda.

O meio-campo esteve bem, mas faltou Deco em grande plano. Esteve razoável, mas nada de especial. Porque de Meireles e Pepe não faltou qualidade. Nas alas, não achei que Nani tivesse jogado grande coisa, apesar do alarido criado pelos jornalistas. Foi dele, apesar disso, que partiu o grande cruzamento direito à cabeça de Bruno Alves. Liedson foi importante tacticamente e na 2ªparte fez 3 faltas, raro num ponta-de-lança mas demonstrativo da importância do luso-brasileiro na selecção.

A dupla de centrais, composta por Ricardo Carvalho e Bruno Alves, esteve algo insegura e viu-se Pepe várias vezes dentro da área a salvar a pele dos colegas. E depos, houve postes milagrosos... Ibrisic aos 44' e depois Dzeko e Rahimic aos 88', mandaram à madeira da baliza de Eduardo. Portugal não merecia. Mas tal atitude defensiva, permitiu à Bósnia mostrar algumas qualidades de ataque. Mas já lá não estava Misimovic para desequilibrar. Muslimovic entrou aos 66'. Pjanic aos...86'! Rídiculo o puto do Lyon não ter sido titular. Disso se ressentiu a Bósnia que esteve bastante apática no ataque.

Portugal fez uma exibição mediana. Custa ver a selecção jogar assim. Se apanhássemos agora uma Espanha ou um Brasil, éramos capazes de ser massacrados. Como é isto possível? Deco, Nani, Simão... Onde estão eles?

Sem comentários:

Enviar um comentário