sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Está na hora

Amanhã, às 21:15h, joga-se o Sporting-Benfica. Com condições diferentes das das últimas épocas: o Benfica aparece em muito melhor forma do que os leões, apesar de ter perdido o último jogo para a Taça. A verdade é que agora, há Cardozo. E a diferença é absolutamente gigante.

Chegou a hora de Carvalhal. Chegou, também, a hora de Jesus. O primeiro grande derby para cada um. É, também, o primeiro derby para Saviola e Ramires (se jogarem) e para Javi Garcia. Do lado do Sporting, Matias será o grande estreante e... o elemento que mais pode desequilibrar o meio-campo encarnado. O Sporting aparece vindo de uma vitória para a Taça por 4-1 no Restelo, frente ao Pescadores. Mas não tenhamos ilusões: não é esta vitória que nos diz se o Sporting está ou não melhor. Amanhã talvez. Mas só o futuro dirá se houve realmente uma melhoria no pós-Paulo Bento. Sinceramente, acho difícil. Mas o tempo nos dirá se estarei certo ou não.

Os de Alvalade devem-se apresentar em 4x4x2, dadas as lesões de Yannick e Izmailov, e a melhoria verificada no jogo da Taça. Ainda para mais, o Sporting não pode servir-se do jogo contra o Benfica para testar novos princípios tácticos. Terá, com certeza, tempo para isso. Mas não amanhã. Amanhã deve-se apresentar em 4x4x2 que os jogadores tão bem conhecem. Patricio, Abel, Carriço, Polga, Caneira, Veloso, Moutinho, Vukcevic, Matias, Postiga e Liedson. No derby, Pereirinha ficaria de fora pela inexperiência. O Sporting tem de entrar com os jogadores mais experientes e Abel está mais do que rotinado neste tipo de jogos. O meio-campo seria losango e Caneira o lateral-esquerdo, permitindo ao longo do jogo que o Sporting assuma uma linha de três centrais quando necessário.

Ao mesmo tempo, Grimi saíria da equipa porque não está a corresponder às expectativas e assim Caneira, jogador mais do que habituado a derby's, entraria para um lugar que tem causado muita discussão. Não penso que Veloso jogar naquele lado seja benéfico para o Sporting, visto que precisa de alguém mais defensivo para cobrir Aimar (se Veloso jogasse na esquerda, seria Moutinho a entrar a "6" e não vejo grandes resultados nessa cobertura a Aimar). Matias, mais do que nunca, terá de saber pegar no jogo da equipa e levá-la para a frente. Vukcevic, na esquerda, também tem as suas responsabilidades. A partir destes dois se espera mais criatividade. É fundamental para o Sporting que o meio-campo não falhe, pois o Benfica, neste momento, é capaz de ter um dos melhores meio-campos a jogar na Europa. Javi como tampão, Ramires como uma pulga chata ao pés dos adversários, Di Maria com criatividade e Aimar com inteligência conseguem, em dia sim, fazer qualquer coisa de (quase) todos os adversários. É aqui que mora o principal problema de Carvalhal: Aimar precisa de não ser largado. Quanto a Di Maria ninguém sabe a tónica quando está em "dia sim". Desfaz qualquer defesa com as suas fintas. Liedson, desse, esperam-se golos. E de Postiga o trabalho a que irá estar sujeito. Cansar Sidnei e David Luiz.


Quanto ao Benfica, assume-se como aquele que tem 50,001% de possibilidades, em vez dos habituais 50%. Esta milésima vem por causa de um ano como há muito não se via e de um ano em Alvalade (pela negativa) como há muito também não se via. E porque nos encarnados, volta Oscar Cardozo. E se contra a Naval e Vitória houve problemas na finalização, o melhor marcador do campeonato e do Benfica está pronto para facturar. Em Alvalade, já fez 2 jogos. Em Alvalade, já fez 2 golos. E se Saviola não jogar, com certeza não será a mesma coisa. Mas o paraguaio não jogou os últimos dois jogos e está sedento de golos. E está prontíssimo para mexer as redes da baliza quando o chamarem.

No Benfica, falha Luisão. É o grande problema. David Luiz ainda não me parece ter a capacidade para ser patrão de uma defesa num derby. Mas a verdade é que lá terá de ser. Formará dupla com Sidnei, jogador que espero estar seguro, porque se assim acontecer, então não irá haver problemas. Defesa rápido, bom nas altura e inteligente na marcação, falta-lhe alguma maturidade para se tornar um grande jogador. Depois, Peixoto recuperou, vai ser titular. Restam duas dúvidas: Ramires e Saviola. Se o primeiro parece muito inclinado para jogar, Saviola ainda não se sabe. E se não jogar, jogará Weldon ou Nuno Gomes. Os jogadores com maior semelhança com o argentino. Nuno Gomes, mais experiente, já está habituado a fazer dupla com Cardozo. Weldon, mais "rato veloz", espera uma oportunidade, mas torna-se difícil quando nunca jogou 90' ao lado do paraguaio.

A principal preocupação de Jorge Jesus será a cobertura a Liedson. Luisão, que o conhece bem, não está. É aqui que David Luiz terá de saber assumir a defesa, mandar um berro quando necessário, contando, claro, com a ajuda de Quim. Depois há Postiga. Muito experiente e que, com toda a certeza, muitos problemas criará a Sidnei.

Este é O derby da 2ªcircular. É aquele derby que ninguém quer perder. Onde se vão ver vários duelos: Javi vs Matias; Ramires vs Vukcevic; Veloso vs Aimar; e depois, Cardozo e Liedson, frente-a-frente. Ver como se colocam as peças em campo, como os treinadores intervêm, ver a intensidade de jogo, ver se os adeptos do Sporting apoiam devidamente a equipa, ver se vai haver alguma discussão entre Carvalhal e Jesus, ver quem joga melhor. No fim, ver quem ganha. Tudo isto em 90 minutos. 90 minutos que se falarão em 3 ou 4 dias. É assim. A intensidade com que se vive este jogo é enorme. O Sporting pode estar muito mal, mas se ganhar, tudo fica bem para os adeptos. No Benfica, perder não é o descalabro, mas não será nada bom. Duas equipas distintas. Dois treinadores muito diferentes. A calma de Carvalhal vs a fúria de Jesus. A equipa de Carvalhal vs Os sectores de Jorge Jesus. O geral de Carvalhal vs O pormenor de Jesus. A batalha começa às 21.15h. É este Sábado. Que role a bola!

Sem comentários:

Enviar um comentário