quinta-feira, 19 de novembro de 2009

África do Sul, aí vamos nós!

Esta parece ser a frase que correu o país ontem à noite, quando Raul Meireles marcou aquele golo. O golo que deu a tranquilidade necessária e a certeza de que estaremos no próximo Mundial de futebol. A vitória por 1-0 em Sarajevo leva Portugal ao patamar dos melhores. No entanto, teremos de melhorar bastante se queremos lutar com Espanha ou Brasil ( entre todas as outras grandes selecções).

Portugal começou ontem com Eduardo, Paulo Ferreira, Duda, Bruno Alves, Ricardo Carvalho, Pepe, Meireles, Tiago, Nani, Simão e Liedson. Faltaram Bosingwa, Cristiano Ronaldo, Deco, César Peixoto e Pedro Mendes (se bem que este poderia não ser titular).

Os três primeiros sãoo titulares indiscutíveis e sentiu-se a falta, sobretudo, de Bosingwa. Para mim, o onze ideal para Portugal seria: Eduardo, Peixoto, Bosingwa, Bruno Alves/Pepe, Ricardo Carvalho, Pedro Mendes, Meireles, Simão, Deco, Ronaldo e Liedson. Em losango.

Passando a explicar... Para mim, Duda não é um bom lateral-esquerdo. Foi uma adaptação de recurso que Queiroz tentou transformar em grande descoberta. Não foi grande. Com Peixoto a titular no Benfica e não havendo mais ninguém para aquela posição (André Marques é medo!), apela-se ao bom senso e à titularidade do jogador do Benfica. Peixoto não sendo muito bom, é bom. Duda não é. E se a selecção quer jogar bem contra grandes equipas, não o poderá fazer se tiver Duda a marcar, por exemplo, Messi (ou Malouda, ou Joe Cole, etc...). Peixoto dá mais segurança e aprendeu bastante com Jorge Jesus no Braga. Do outro lado, Bosingwa é o responsável pelos desequilíbrios de uma faixa onde eu punha a jogar Simão. Seria a faixa mais ofensiva de Portugal, onde os ataques se desenhariam com maior facilidade. Do outro lado, Peixoto e Meireles seriam a "faixa segura".
Por exemplo neste último jogo, em Sarajevo, tive bastante atenção aos movimentos de Paulo Ferreira. E vi várias vezes Nani (ou Simão) a ter a bola e quando olhava em seu redor, não via ninguém. Porquê? Paulo Ferreira estava bastante mais recuado, pois não é um lateral ofensivo. É aqui que Bosingwa faz a diferença. Provavelmente, neste jogo, se Nani pegasse na bola, veria Bosingwa bem à sua frente a correr que nem um maluco.

Depois, a dupla de centrais. Por muito velho que comece a estar, Ricardo Carvalho continua a ser um dos 4 melhores defesas-centrais do momento (a par de Terry, Vidic e Ferdinand, todos muito iguais). Fez um jogo muito bom na Bósnia e provou que a idade não quer dizer nada. Ao seu lado, jogaria Bruno Alves ou Pepe. Ambos são excelentes no seu papel. Depois, o grande problema de Portugal: o trinco. E é aqui que eu acho que se justifica maior mudança por parte de Queiroz: Pepe não é trinco. Nunca o será. E se na Luz fez um grande jogo, na Bósnia não fez (no transporte de bola, pois na área esteve imperial). E Pepe continuará a ser intermitente se Queiroz o continuar a deslocar no terreno. Pedro Mendes, neste losango, adaptaria-se muito melhor às condições e com certeza que fará muito melhor figura a transportar a bola do que se for Pepe. Ao seu lado, estariam Raul Meireles e Simão, nas laterais de um losango em que Deco seria o vértice mais ofensivo. No entanto, este losango está dependente de Cristiano Ronaldo. Nani e Simão são alas puros e não devem jogar em losango. No entanto, Danny poderá desempenhar papel de segundo avançado, tal como Ronaldo. Não é nas extremas que Portugal tem falta de jogadores (Ronaldo, Nani, Simão, Danny, Coentrão e... se regressar, Quaresma). Mas abundância pode não significar qualidade se os jogadores não forem colocados nos lugares certos.

Na selecção os dois principais problemas prendem-se, então, com o lateral-esquerdo e o trinco. Mas se Liedson jogar em 4x3x3 sairá prejudicado. Até aí seria benéfico jogar em losango. Se não há Ronaldo, entre Danny (que não pôde jogar porque o Zenit é ridículo).Se não há os dois, então venha o 4x3x3. Mas Queiroz tem de entender, para bem da selecção, jogar com trinco e lateral-esquerdo bem posicionados. Veloso está a jogar bem, Pedro Mendes estava numa forma excelente antes da lesão e o próprio Ruben Amorim é bom jogador. Depois, no meio-campo, se Tiago perder a titularidade na Juve, há Hugo Viana, Moutinho, Ruben Micael. Mas não se pdoe inventar, professor Queiroz.

Portugal pode ser candidato ao título? Pode, sim. Mas, para isso, tem de melhorar muito e todos jogarem o que sabem. Não apenas Deco num jogo, Ronaldo no outro ou Simão num outro. Têm TODOS de jogar bem e em conjunto. Nani não pode tentar tudo sozinho só para provar que joga bem. Temos de ser um colectivo. E espero que na África do Sul, o sejamos. E se assim for, cuidado com Portugal! Faltam 203 dias...

Sem comentários:

Enviar um comentário