quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Futebol de luto...

Anteontem chegou talvez a notícia mais triste deste ano de futebol. Robert Enke, 32 anos, guarda-redes titular da baliza da selecção alemã e titular no Hannover 96, suicidou-se. Mas cá em Portugal, essa notícia também foi recebida com grande tristeza. Todos se lembram de Enke.

Guarda-redes miúdo que chegou ao Benfica com 22 anos, para 3º guarda-redes. Bossio e Nuno Santos estavam à sua frente na luta pela baliza. Um mês depois, Enke era o titular. Fica célebre um jogo em Alvalade, na época 99/00, quando o Sporting se preparava para ser campeão e disse que este era um jogo contra "cabeçudos". Pois bem, Enke impediu o golo dos sportinguistas. Defendeu tudo e tudo, é mesmo... TUDO! Sabry entrou e marcou. O Benfica ganhava 1-0 em Alvalade e o Sporting foi o brigado a engolir as palavras ditas antes do jogo. Enke foi o herói do jogo.
O na altura jogador de 22 anos, alternou a titularidade nessa época com Bossio. Aquele péssimo guarda-redes que nunca devia ter jogado no Benfica! Mas agarrou a titularidade e teve mais dois anos de grande nível. Fez 77 jogos em três anos e foi para Barcelona. Lá, não foi feliz. Na sua grande oportunidade de ser um dos melhores do Mundo, não teve grandes oportunidades. Apenas realizou um jogo. Foi emprestado ao Fenerbaçhe, depois ao Tenerife mas foi em Hannover que re-encontrou a felicidade. Fez 164 jogos ao longo destes cinco anos. Mas sempre foi muito afectado por lesões. Na selecção alemã esteve até há bem pouco tempo tapado por Lehmann, sendo que antes era tapado por Kahn. Agora que finalmente era o titular, Enke matou-se.

Vivia numa depressão enorme desde que a sua filha morreu e a situação agravou-se ultimamente. Enke sempre foi um homem de ideias fixas e agora, na última decisão, também o foi. Aquela linha de comboio fica para a história. A seguir a Preud'Homme e Bento, Enke foi o 3º melhor de sempre na baliza encarnada. Teve tudo para ter uma carreira de luxo. Ainda no ano passado foi eleito o melhor guarda-redes da Bundesliga. Agora já não está entre nós. O futebol está de luto...

Sem comentários:

Enviar um comentário