sábado, 21 de novembro de 2009

Carvalhal no Sporting

Há uma semana que foi anunciado como novo treinador dos Sporting, mas ainda não tive oportunidade de falar sobre ele.

Sinceramente, acho que esta escolha não é lá grande coisa. Mas dentro do que o Sporting pode arranjar, talvez seja razoável. A realidade triste deste clube, que passa por uma grave crise financeira (se se confirmar o que o jornal "O JOGO" disse, os leões têm 6M € para 4 reforços no mercado de Janeiro) e que passa também por uma crise directiva. Ainda para mais, Paulo Bento veio dizer que Sá Pinto não é homem para o futebol (coisa que por acaso, eu concordo).

Carvalhal teve um grande ano: aquele em que chegou à final da Taça com o Leixões. A partir daí, limitou-se a tentar salvar clubes da descida e a ser despedido quando chegava a clubes mais fortes: foi assim no Braga e, mais recentemente, no Marítimo. Acho que ainda não provou nada. Mas a verdade, é que falhada a contratação de Vilas Boas, não restavam grandes opções ao Sporting: estrangeiros, ou não aceitavam ou não havia dinheiro; nos portugueses, Cajuda estava ocupado, e portanto havia três hipóteses: Machado, Vingada ou Carvalhal. Vem Carvalhal, que outrora foi elogiado por Mourinho.

Carvalhal parece ter o apoio inicial das claques e da presidência. Mas é público que não foi a primeira escolha de Bettencourt. E o rótulo vai ficar. Ainda para mais, muita gente já fala na sua sucessão em... Junho!! Fala-se que Vilas Boas será o treinador na próxima época. Nem sequer dão a margem de erro necessária para um bom trabalho.

Carvalhal não vai ser um salvador. Além disso, o dinheiro não cai das árvores e a realidade (muito dura) vai-se manter. Carvalhal nada pode fazer perante esta situação. O que ele vai tentar fazer (veremos se consegue) é ajustar ESTE plantel às suas preferências. Parece que quer instituir um 4x3x3 mas veremos se dá resultado. Defendo esta teoria há já bastante tempo, mas vendo Liedson a jogar desta maneira na selecção, começo a ter dúvidas.

Para o Sporting teria sido óptimo contratarem Luís Freitas Lobo e André Vilas Boas. Sá Pinto e Carlos Carvalhal são as caras novas. Só o tempo dirá se são boas escolhas.

Sem comentários:

Enviar um comentário