quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Recuperando talentos: Dame N'Doye


Neste segundo texto da nova rubrica, recordo Dame N'Doye. Um jogador que passou na época de 2006/2007 por Coimbra e que ganhou um lugar na equipa depois de ter sido contratado a pedido do seu irmão mais novo. Dame foi mostrando qualidades e acabou por relegar o seu irmão para o banco, jogando como "10" ou ala na equipa conimbricense. O senegalês sairia no final da época, a custo zero, para o Panathinaikos da Grécia.

Dame tem agora 25 anos (ainda é um jovem). Joga no Copenhaga e é a estrela da equipa que, curiosamente, está no grupo do Panathinaikos na Liga dos Campeões. Aliás, na segunda jornada da fase de grupos, Dame marcou à sua antiga equipa e foi destacado para uma entrevista ao site www.uefa.com.

Depois de em 2007/2008 ter marcado apenas três em golos em todas as competições (fez 23 jogos e chegou a ter o estatuto de titular), o senegalês acabou por sair a custo zero para o OFI Creta, onde foi muito feliz e no final da primeira volta do campeonato grego, tinha uma média de 0,5 golos/jogo em todas as competições (sete golos em quinze jogos). Isto levou a que em Janeiro de 2009, seis meses depois de ter chegado a Creta, o avançado recebesse uma proposta de Copenhaga (que pagou 2M€ por ele) e o sonho de jogar a Champions ficou muito mais próximo. Dame não pensou duas vezes e seguiu viagem, aquela que deverá ter sido a melhor opção, tendo em conta os resultados apresentados. Decidiu o jogo da 1ªjornada da fase de grupos frente ao Rubin e marcou também na 2ªjornada. Em quase dois anos, Dame fez, até agora, 54 jogos e marcou 24 golos (em todas as competições), sendo a par de Gronkjaer o grande ídolo da claque dinamarquesa.

É um jogador de fintas e golos, não sendo propriamente um grande jogador de equipa. Será uma coisa a melhorar se sair par aum campeonato de maior dimensão. Tem uma grande potência de remate e rende bem quer no centro, quer na ala. Em Copenhaga actua no centro, mas a sua deslocação para uma ala (a direita, normalmente) não se exclui e o jogador, sendo bastante móvel, não estranha.

Agora, está a ser ligado ao AZ Alkmaar e à Sampdória, numa clara amostra do seu valor.

Sem comentários:

Enviar um comentário