quinta-feira, 7 de outubro de 2010

O primeiro jogo da era Bento


Amanhã, pelas 20:45h, no Estádio do Dragão, Portugal e Dinamarca entram em campo para um dos jogos mais importantes do grupo de qualificação para o Europeu 2012. Um jogo especial, pois marca a estreia de Paulo Bento em jogos pela selecção nacional no cargo de treinador.

Este é, sem dúvida nenhuma, um jogo decisivo para o apuramento. Se calhar, se fosse um Dinamarca-Portugal, não o seria. Mas sendo em casa, perante os adeptos portugueses, a obrigação de ganhar é ainda maior e a palavra "decisivo" é aquela que se mais se adequa ao jogo de amanhã.

Para começar, e não podendo contar sem os dois trincos habitualmente convocados (Pedro Mendes e Miguel Veloso), Paulo Bento terá de remendar o meio-campo, utilizando Meireles (e não Pepe) no lugar mais defensivo do miolo. Ao seu lado, deverão actuar Tiago e Carlos Martins. Não concordo com a titularidade de Tiago, uma vez que se Meireles vai ocupar a posição "6", Moutinho devia ocupar a posição 28" (a sua verdadeira posição em campo e onde pode ser, de facto, muito útil a esta selecção). Assim, Portugal garantiria mais agressividade na luta pela posse de bola e ainda um jogador mais certo no passe. Naturalmente, Martins é o "10".

Olhando agora para o sector mais recuado (uma vez mais, Portugal não pode contar com Bosingwa), Eduardo será o guarda-redes e, na minha opinião, Pepe e Ricardo Carvalho deverão ser os seus centrais. Felizmente, pois fazem uma dupla excelente em Madrid e é a verdadeira posição de Pepe em campo. Na esquerda, Coentrão é dono e senhor do lugar e na direita, a luta verifica-se entre Sílvio e João Pereira. Deverá ser Sílvio a ganhar o lugar, eu punha João Pereira (está num pico de forma como ainda não se tinha visto em Alvalade).

No ataque, Nani e Ronaldo são donos das alas (dou o benefício da dúvida a Ronaldo, veremos se com Bento aprende a jogar em equipa) e Hugo Almeida será o ponta-de-lança (está em boa forma e ainda no último jogo marcou pelo Werder Bremen). Também no ataque, Portugal tem dois lesionados: Quaresma e Liedson, que poderiam ser opções a entrar no decorrer do jogo. No entanto, é precisão não esquecer Varela, Danny e ainda o "renovado" Postiga, que tão boa conta tem dado de si no clube leonino.

Espero que seja um bom jogo e que Portugal ganhe. Que afaste, de uma vez por todas, fantasmas queirozianos e que consiga respirar bom futebol no relvado do Dragão. Espero um estádio cheio e muito apoio. Pois, mais do que nunca, é hora de nos unirmos em trono da selecção. Não há bandeiras na janela mas há esperança. E esta será sempre a última a morrer!

Sem comentários:

Enviar um comentário