domingo, 3 de outubro de 2010

A batalha pelo segundo lugar


Hoje, Benfica e Sporting de Braga entram em campo às 20.15h, sendo a Luz palco de um jogo entre duas equipas que lutam para recuperar pontos ao imparável FC Porto. A tarefa avizinha-se difícil mas têm de começar por algum lado, e a palavra vitória nunca foi tão importante como na partida de hoje. Porque para além de pressionarem o líder, ganham três pontos a um concorrente directo.

Daí se pode perceber que o jogo desta noite vale bem mais do que três pontos. São duas equipas que vêm de derrotas europeias, ambas frente ao maior concorrente na questão do apuramento para os oitavos-de-final. Se ao Braga já quase que só resta lutar pela Liga Europa (a sua diferença de golos é péssima e perdeu em casa frente ao Shakthar), já o Benfica está bem melhor, pois a derrota deu-se fora de casa e já tem três pontos. A dupla jornada frente ao Lyon vai ser fundamental na definição do grupo.

A verdade é que ambas as equipas procuram vencer. O Braga não está satisfeito com a desvantagem de sete pontos para o FC Porto e mesmo tendo em conta que se desloca à Luz, a vitória é o único resultado na mente de Domingos. Para o Benfica, a situação é ainda mais delicada. É a equipa que joga em casa e que está a maior distância pontual dos dragões (nove pontos). Por isso, espera-se um bom espectáculo e espera-se que o Benfica tente tomar conta do jogo desde o apito inicial, numa receita semelhante à do jogo contra o Sporting, que tão bons resultados deu. Hoje, Peixoto deve ficar no banco (depois de ter estado tão bem frente a Sporting e Marítimo, errou contra o Schalke 04), dando lugar a Gaitán. Quanto a Aimar, Jesus agradece o seu regresso à forma habitual, pois é fundamental na manobra da equipa. Salvio terá de esperar mais um tempo pela sua oportunidade no onze, uma vez que Martins não tem dado hipótese à concorrência (ainda para mais, hoje aparecerá com mais motivação visto que foi chamado por Paulo Bento à selecção nacional). Amorim está lesionado e Cardozo também, aparecendo Maxi na direita e Kardec no lugar do paraguaio. Por aqui, nada de grave, mas Amorim podia ser uma boa opção para entrar no decorrer do jogo. Quanto a Cardozo, Kardec há muito que merece uma "chance" e hoje pode finalmente desfrutar da mesma.

O Braga aparece sem Miguel Garcia e Rodriguez depois da "Terça-Feira negra" da Champions. Paulão e Elderson ocupam os seus lugares na defesa minhota, que começa a sentir problemas na baliza (Felipe já deu dois ou três frangos depois de um grande início de época). No meio-campo, Mossoró deve continuar no banco, algo que eu não entendo. Vejamos: no único jogo em que foi titular, marcou e deu a jogar. Pode ser fundamental para impedir algumas saídas de Javi Garcia pois é ais ofensivo e "prende" mais o médio-defensivo adversário. Paulo César, Alan e Matheus vão compôr o trio ofensivo da equipa bracarense, sendo guardados por Vandinho, Salino e Aguiar. Jogadores como Lima, Meyong ou Mossoró poderão entrar em campo no decorrer da partida, mostrando as várias soluções que a equipa tem. O problema é mesmo a defesa.

Veremos como corre a partida Que seja um bom espectáculo!

Sem comentários:

Enviar um comentário