sábado, 2 de outubro de 2010

A primeira convocatória de Paulo Bento


A primeira convocatória de Paulo Bento como seleccionador nacional foi divulgada ontem às 12.30h. O novo treinador chamou, precisamente, 23 jogadores, sendo que três destes são guarda-redes. Até parecia uma convocatória de uma grande competição, pois até a nível de jogadores estava bem distribuída. Chamou sete defesas, seis médios e sete avançados.

Na baliza, e tal como já se esperava, acrescentou Rui Patrício a Beto e Eduardo e eu concordo plenamente. Estes são os três melhores guarda-redes portugueses disponíveis e ainda para mais, Beto tem sido suplente no seu clube. Nas laterais, depois das renúncias de Paulo Ferreira e Miguel e com Bosingwa a recuperar os índices físicos (obviamente que quandor ecuperar, é ele o dono do lugar), chamou João Pereira, Fábio Coentrão e Sílvio (que faz as duas faixas com qualidade). No centro, os tradicionais Ricardo Carvalho, Pepe, Bruno Alves e Rolando.

No miolo, chamou um médio-defensivo purto, Miguel Veloso, um que tanto faz de "6" como de "8", Paulo machado, dois "8" puros, Meireles e Tiago, um polivalente, João Moutinho e um "10", Carlos Martins. Concordo com estes seis, pois Rúben não é titular no FC Porto e de momento, Martins apresenta-se em grande forma. Moutinho pode ser importante como 8, se Meireles ainda não estiver no seu máximo. Em relação a Paulo Machado, já merecia há muito tempo esta chamada e para quem vê alguns jogos do Toulosue, não há admiração possível.

Por fim, no ataque, chamou os quatro alas que devem ser chamados, depois da renúncia de Simão e da lesão de Quaresma (que azar!!), Ronaldo, Nani, Varela e Danny. No centro, chamou três: Hugo Almeida (tem lugar indiscutível nas convocatórias), Liedson (na minha opinião e tendo em conta o seu actual momento, o terceiro ponta-de-lança) e Postiga (que está a voltar aos golos e às boas exibições). Concordo com todos.

De facto, não há grandes novidades para o que se esperava. Duas estreias, alguns regressos mas no fundo, a estrutura mantém-se. Pois agora não há tempo para mudar muito. Aliás, com jogadores desta qualidade, para quê mudar? Mudar de atitude, isso sim! É fundamental. Mas disso mais tarde falaremos. Gostei de Paulo Bento. Forte, directo e sem receios. Até que enfim alguém assim...

Sem comentários:

Enviar um comentário