domingo, 18 de outubro de 2009

FC Porto, os momentos tácticos de Jesualdo

Agora, este ano, parece haver uma mudança no topo da tabela. o Braga anda por cima, em troca com o Sporting. E tem havido, nso últimos anos, bastante oscilação entre Benfica e Sporting. Mas no Dragão mora uma equipa ganhadora, habituada anualmente ao topo da tabela.

Este ano tenta o penta-campeonato com o prof.Jesualdo Ferreira. Treinador experiente, pragmático, que opta normalmente por riscos mínimos e pela eficiência. Pelo 4º ano consecutivo, o professor foi obrigado a reconstruir a equipa.A perda de Cissokho não conta. Álvaro é um jogador semelhante, com a vantagem que defende melhor.

Mas perdeu Lucho e Lisandro. O dois jogadores que dançavam o tango no relvado do Dragão. Belluschi e Falcão são jogadores diferentes. Ontem li uma crónica de Luis Freitas Lobo e pensei nisso mesmo. Este ano, a diferença nas exibições de Meireles, é que ele já não tem Lucho ao seu lado a trabalhar em conjunto. Tem um Belluschi que precisa que trabalhem para ele. Aqui mora a principal diferença deste novo FCP. Fernando, esse, sempre o mesmo, com exibições regulares e de grande eficácia.

Falcão e Lisandro também são muito diferentes. E isso influi com Hulk. Por isso se pede Rodriguez. Mas indo à diferença entre os dois pontas-de-lança, verifica-se sobretudo que Falcão é um jogador que joga sem medo ente os centrais, e é mais fixo no terreno. Um jogador mais de área. Lisandro não. Joga mais no espaço, abria espaço para Hulk entrar em diagonais diabólicas pela área, depois de deixar para trás meia equipa adversária. Isso permitia maior mobilidade e maior heterogeneidade na lista de marcadores da equipa: o ano passado, chegou a haver uma altura em que Lisandro, Hulk, Farias e Rodriguez seguiam com 6 golos no campeonato. Lisandro é um jogador mais completo e não dava por perdida uma única bola. Falcão também é um pouco assim, à semelhança dos sul-americanos, mas não tanto como Licha.

Depois, é necessária a entrada de Rodriguez para Hulk render mais. Com Rodriguez o FC Porto pode jogar em diferentes sistemas tácticos dentro de campo, sem mexer nos jogadores. Basta mexer as peças. Rodriguez fica facilmente interior, podendo Belluschi assumir em pleno as funções de nº10. Hulk poderia então praticar o seu melhor futebol. E toda a equipa ganha com isso. Jesualdo sabe da importância de Rodriguez. Todos sabem. Agora que está em condições, tem de recuperar a sua melhor forma.

E qu bom para o Porto seria ter aquela frente de ataque toda na melhor forma...

Sem comentários:

Enviar um comentário